O curso de Arquitetura e Urbanismo, campus de São Leopoldo, foi reacreditado pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (ARCU-SUL), iniciativa da Rede de Agências Nacionais de Acreditação da América do Sul, coordenada no Brasil pelo INEP/MEC. A primeira acreditação do curso ocorreu em 2013.
Segundo a coordenadora, Débora Becker, estar acreditado no Sistema Arcu-Sul possibilita participar do Programa Mobilidade Acadêmica Regional para Cursos Acreditados (Marca) no Sistema Arcu-Sul, que concede bolsas de estudo no exterior para discentes e docentes, promovendo a integração regional entre os países-membros (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e associados (Bolívia e Chile). “A reacreditação representa não apenas o reconhecimento da qualidade acadêmica e pedagógica do curso, mas também reforça o alinhamento com os princípios de integração regional, excelência formativa e compromisso com a transformação social que orientam nossa atuação enquanto universidade”, completa.
A coordenadora comenta que o benefício direto aos estudantes e professores é a possibilidade de realizar intercâmbio, com bolsa, em Universidades também acreditadas nos na Argentina, no Paraguais, no Uruguai, na Colômbia, na Bolívia e no Chile. “As bolsas de estudos para discentes e docentes são acessadas através do Programa Marca. Os discentes recebem bolsa para estudar um semestre em outra Universidade. Os docentes também recebem bolsa para conhecer os cursos de Arquitetura e Urbanismo das Universidades acima citadas, podendo o intercâmbio durar de 5 a 15 dias”, explica.
No Brasil, apenas 4 Universidades possuem a acreditação. “Esse resultado é fruto do trabalho conjunto de docentes, estudantes, egressos, equipe técnica e da comunidade acadêmica que acredita na relevância da arquitetura como campo estratégico para o desenvolvimento sustentável e ético das cidades. E, também representa o grande apoio e envolvimento institucional, desde a Reitoria, Escola Politécnica, Diretoria de Graduação e Gerência de Ensino, Escritório de Internacionalização, Infraestrutura, entre outros.”, finaliza Becker .