Cuidar para formar, formar para cuidar é o tema da Capacitação Colegiado Unisinos

Abertura do evento ocorreu nesta segunda, 12/7, em formato simultâneo

Crédito: Juliana Borgmann

Discutindo formas inovadoras de ensino, docentes se reuniram na Capacitação do Colegiado Unisinos, nesta segunda-feira (12). O evento acontece de forma simultânea, com transmissão online e público presencial limitado, no anfiteatro Pe. Werner, no campus São Leopoldo.

O principal objetivo do encontro foi o desenvolvimento pessoal e profissional, a partir dos cuidados na formação, analisando a atuação dos professores neste contexto de pandemia e na expectativa pelo retorno.

A abertura do evento foi feita de forma presencial pelos diretores das Unidades Acadêmicas de Graduação, Guilherme Trez, da Unidade de Pesquisa e Pós-Graduação, Dorotea Kersch, e da Educação Online, Vinícius Costa de Souza. De forma remota, o vice-reitor, Pe. Pedro Gilberto Gomes e o reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino também participaram.

“É preciso não relativizar os cuidados. Usar a máscara, respeitar os protocolos. É tempo de descobrir novas formas de ensino. Cuidado e formação são costurados em um ambiente de ensino inovador, sem perder o fio da tradição”, afirmou o reitor durante sua fala.

A capacitação também contou com a conferência do professor Luiz Loureiro, que falou sobre a internacionalização das formas de ensino. Na sequência, a professora Aline Bueno e o decano da Escola da Indústria Criativa, Carlo Franzato falaram sobre a Unisinos ser escolhida como Hub de Referência da United Nations Academic Impact, anúncio que foi feito no dia 1º de julho.

O evento também contou com palestra da professora Patrícia Fagundes, que falou sobre o tema geral desta edição da Capacitação do Colegiado: cuidar para formar, formar para cuidar. O encerramento da noite ficou por conta do show da Banda Alphorria, realizado de forma remota.

A capacitação ainda segue nesta terça (13) e quarta (14). A programação completa do evento está disponível aqui.