Corrida Maluca

16 crianças cadeirantes participaram do desafio, que ocorreu no sábado, 4/6

Foto: Janaína Costa

Transformar sonhos em realidade, nem que seja por um dia ou uma corrida. Essa foi a missão de todos os que contribuíram para que a Corrida Maluca acontecesse no último sábado, 04 de junho. Com cadeiras de rodas personalizadas e roupas confeccionadas especialmente para a ocasião, 16 crianças fizeram da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre, uma pista para a imaginação alçar voo.

A caracterização das cadeiras e a confecção das fantasias contaram com a colaboração de estudantes de Ensino Médio, graduandos e professores dos cursos de Design, Design de Produto e Moda da Unisinos.

Foto: Janaína Costa

De Van do Educandário a Helicóptero

Personalizar a cadeira em um carro de corrida é uma forma de “promover a alegria e desconstruir estereótipos”, afirma o professor Leandro Tonetto, um dos coordenadores da Graduação em Design. De acordo com ele, é possível melhorar a vida das crianças ao “associar à cadeira um estímulo fun [divertido]”, que traz leveza para quem, muitas vezes, enfrenta dificuldades sociais.

André Marques, coordenador do Design de Produto, conta como foi a criação: “Cada grupo de alunos, supervisionado pelos professores, recebeu o briefing de projeto das crianças, com seus desejos pessoais. Durante o mês de maio, fizeram atividades de projeto e, num sábado, apresentaram as ideias para as crianças e começaram a confeccionar os carrinhos”.

Nesse processo, que envolveu desde a concepção das ideias até a finalização do material, foram trabalhadas competências como criatividade e imaginação, desenho, trabalho em grupo, ergonomia e confecção de modelos e protótipos. Além disso, a experiência “foi importante para nós, professores e alunos, por mostrar que o design tem uma relevância muito grande para a sociedade”, comenta André.

E de Barbie a Minion

Os alunos da Moda também contribuíram para a realização dos sonhos dos corredores. Gisele Becker, coordenadora do curso, diz que foram considerados aspectos técnicos do vestuário apropriado para crianças cadeirantes, com modelagem adaptada para promover o conforto e a autoestima. A professora Luciana Soares, que participou da ação, diz que “a aluna Natálya Figueiredo executou, em tamanho real e de forma personalizada, os moldes básicos de cada roupa, aplicando a eles as medidas corporais de cada criança e conferindo modelagens e adaptações específicas – resultado de seu trabalho de conclusão de curso”. Depois disso, mais estudantes se envolveram, interpretando os moldes, cortando-os no tecido, costurando, bordando e criando fantasias diversas, alegres, bonitas e inclusivas. 

Essa foi a primeira vez que a Corrida Maluca teve roupas confeccionadas para a ocasião, com atenção especial ao perfil de cada criança. Antes dessa edição, as fantasias eram compradas. Nesse processo, foram desenvolvidas algumas das competências que são trabalhadas no currículo do curso de Moda, tais como: projeção e execução de produtos de moda; proposição de soluções aos problemas do projeto de maneira criativa e inovadora; compreensão sobre tecidos e sua aplicação; montagem de artigos de vestuário; conhecimento sobre especificidades de operação de diferentes máquinas de costura; proatividade etc.  

Confira mais fotos: 

Corrida Maluca 2016

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar