Consciência negra

Data propõe reflexão sobre o tema

Crédito: Rodrigo W. Blum

“Um sorriso negro, um abraço negro, traz felicidade (..)”, versos de Dona Ivone Lara, uma das grandes damas do samba, ganharam força na voz da roda de canto formada por professores e funcionários afrodescendentes – e demais convidados – que hoje (20/11) participaram do almoço comemorativo do Dia da Consciência Negra. O evento tem como objetivo honrar a memória de luta de Zumbi dos Palmares e celebrar a data que marca a resistência da população negra.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Para o reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, o almoço é um momento de integração e conscientização, em que a Unisinos tem a oportunidade de homenagear os brasileiros afrodescentes. Participaram também da confraternização, as estudantes angolanas, Mariley de Sousa e Rosa Joaquim que destacaram a importância deste momento para unir as pessoas pela luta contra o racismo no Brasil, além da beleza de lembrar das origens e das conquistas realizadas pelo povo negro.

O dia 20 de novembro é uma data para refletir, debater e propagar a história do grande herói, Zumbi dos Palmares, e de tantos outros negros que não tiverem seus nomes gravados na história, mas fizeram parte dela, pois lutaram por liberdade e justiça. Mais de um século se passou desde a abolição, e a luta por igualdade e respeito continua.

Para entender melhor as questões que envolvem o dia 20 de novembro, a professora Adevanir Aparecida Pinheiro, coordenadora do Neabi, nos respondeu algumas perguntas sobre a importância da data para todos os brasileiros, independente da cor da pele, já que somos uma nação mestiça e multicultural. Confira:

Qual a importância de Zumbi dos Palmares para a cultura brasileira e afrodescendente?

Adevanir: A importância do líder Zumbi dos Palmares é uma memória histórica de lutas e fortalecimento de todos os ativistas dos movimentos negros, ONGs, e organizações negras de todo país.  É uma data que marca uma história de muitas lutas pela libertação dos africanos e seus descendentes, uma liberdade que ainda exige muita visibilidade e respeito. Zumbi dos Palmares líder escravo era alagoano símbolo da resistência negra contra a escravidão, é o último chefe do Quilombo dos Palmares. Em 20 de novembro de 1695 foi morto Zumbi – o grande chefe da “primeira república verdadeiramente livre das Américas”. Esses conhecimentos históricos sempre fortalecem as organizações negras brasileiras no sentido de não perder sua autoestima e condições de levar adiante a meta deixada por Zumbi.

Qual a sua interpretação sobre os líderes de Palmares, Zumbi e Ganga Zumba?

Adevanir: Como maior parte da história negra no Brasil foi queimada, aparecem diversas interpretações sobre Zumbi e Ganga Zumba. Ambos foram líderes dos Palmares. Em termo de luta, houve muitas armadilhas e ciladas contras esses líderes negros. Ganga Zumba possivelmente pode ter caído nas armadilhas dos senhores de engenho e entregue o líder maior, que era o Zumbi. Minha interpretação é que existiam muitas armadilhas para exterminar as lideranças dos quilombos e isso era uma prática muito perversa dos senhores, seus capatazes e carrascos da época, que usavam de todas as maneiras para que os líderes negros fossem entregues e para isso usavam sim armadilhas, até mesmo usando o próprio negro e jogando um contra o outro.

Desde quando se comemora o dia de Zumbi e a consciência negra? 

Adevanir: Desde sua morte no dia 20 de novembro de 1695. Comemora-se, principalmente, o resgate da história negra no Brasil e a luta dos movimentos negros que passaram a se organizar a partir de então.

Por que a história da resistência negra é tão pouco trabalhada pelo ensino de história tradicional?

Adevanir: Como os escravos e seus descendentes foram tratados como “coisa”, “peça” ou “objeto”, não havia interesse pelos mesmos, então sua história também não significava nada diante da história brasileira. Valiam enquanto davam retorno econômico através da mão de obra escrava. Quanto surge a abolição da escravatura, não tinham mais importância nenhuma para o país.

Que ações o Neabi está fazendo especialmente por causa da data?

Adevanir: O Neabi vem desenvolvendo diversas ações práticas na universidade, além de dar inúmeras contribuições em termos de assessorias na cidade e nas escolas estaduais e municipais. Na Unisinos, além do Neabi, conta também com o Grupo Articulador de Inclusão Digital para os Afrodescendentes e o Projeto de Cidadania e Cultura, para as comunidades negras dos bairros do município e da região metropolitana de Porto Alegre.

20 de novembro é um dia de comemoração, debate ou reflexão histórica e cultural?

Adevanir: É um dia de reflexão, debate e apresentações reais da circularidade africana, uma herança deixada por nossos ancestrais. É dia também de fortalecimento e apresentações culturais voltadas para o resgate da memória e da cultura negra do país. Um ato que possibilita o resgate da autoestima e identidade da população negra, que cria de ações e oportunidades para quem ficou à margem da sociedade brasileira.

Qual o significado da figura de Zumbi hoje?

Adevanir: Zumbi para toda população negra significa, força, luta resgate histórico e, sobretudo, a voz e a vez do povo negro contar essa história verdadeira sobre a dinâmica étnico racial e a diversidade deste país que foi construído pelas mãos de escravos e ex-escravos, por africanos e brasileiros.

Como eram os quilombos no passado e como são essas áreas hoje?

Adevanir: No passado os quilombos eram o espaço de resistência dos quilombolas. Uma comunidade organizada pela luta e combate à escravidão brasileira. Hoje não é diferente, muitos negros quilombolas ainda lutam para serem reconhecidos em seus quilombos, obter uma estrutura legal de moradia quilombola. Muitos quilombos ainda não são reconhecidos de fato no Brasil, e isso precisa mudar. Ainda hoje há uma larga dificuldade em reconhecer a luta dos negros e dos quilombos, sobretudo, aqui no Rio Grande do Sul. Embora já haja algumas mudanças, ainda há muito o que fazer para diminuir a desigualdade racial no país.

{loadposition flickr_id14168}

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar