Conhecendo a cultura amazônica

Estudantes ajudam na construção de uma Maloca Indígena, que abrigará atividades culturais durante a 3ª Semana de Estudos Amazônicos na Unisinos

Crédito: Divulgação

Na próxima semana, entre os dias 16 e 18/10, acontece o 3ª Semana de Estudos Amazônicos – Semea. O evento nacional, que está em sua terceira edição, ocorrerá no Campus São Leopoldo. Por isso, durante essa semana, alunos e professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil, junto com a comissão organizadora da semana, se reuniram para construir um espaço que irá ajudar a contar a história do povo amazônico e valorizar a sua cultura.

“Esse será um espaço de integração da comunidade acadêmica com os povos tradicionais e as questões amazônicas. Na Maloca Indígena haverá venda de artesanato tradicional indígena da Amazônia e exposição de pesquisas realizadas pela Unisinos na região”, destaca a professora coordenadora do evento Ana Cristina Garcia. Ela conta que, após o evento, o planejando é remontar a estrutura, em local a ser definido, para ficar como espaço permanente de uso dos alunos dos diversos cursos da Universidade.

No Campus Porto Alegre, no Espaço Luis Fernando Veríssimo, já está montada a exposição dos Mártires da Amazônia, mas o restante da programação do evento acontece no Campus São Leopoldo. Entre as atividades teremos oficinas, mesas-redondas e palestras. Um dos temas que será abordado é políticas públicas, desenvolvimento e bem-estar na Amazônia. Confira a programação completa aqui.