O Centro Histórico de Porto Alegre recebe, nos dias 28, 30 e 31 de maio (quarta, sexta e sábado), o Festival Fronteiras, e, além dos diálogos, entrevistas e experiências que envolverão mais de 40 nomes de grandes pensadores, uma série de atividades gratuitas estão previstas na programação.
Atrações musicais, saraus, lançamentos de livros e exposições artísticas diversas poderão ser conferidas em alguns dos palcos que estão sendo montados no entorno da Praça da Matriz, bem como no Memorial do Ministério Público Estadual e no Palácio da Justiça do RS.
A programação completa pode ser conferida em festivalfronteiras.com. Ingressos para os diálogos e entrevistas ainda estão à venda, com preços promocionais para grupos e assinantes Fronteiras+.
Apresentações musicais
Na parte musical, além da apresentação de 10 duos ao longo dos três dias, o palco da Praça recebe Edu Martins e Orquestra para uma grande homenagem especial a Antônio Cícero, compositor, poeta, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) que faleceu em outubro do ano passado. A atração ocorre às 19h30 de 30 de maio.
Já em 31 de maio, é a vez de subir ao palco a banda Dingo, acompanhada da Orquestra sob a regência do maestro Tiago Flores, para o espetáculo Dingo Sinfônico. O grupo, que despontou na cena gaúcha e nacional, apresentará versões de suas músicas com arranjos orquestrais feitos especialmente para a ocasião.
Saraus, visitas guiadas e lançamentos de livros
Entre os saraus, pode-se citar Música no Memorial: a favor do vento, que contará com a participação de Juarez Fonseca e Duca Leindecker, no auditório do Ministério Público, em 30 de maio, às 19h. Exposição fotográfica que marca um ano das enchentes no Rio Grande do Sul, Sob as águas: bravura e resistência poderá ser conferida no memorial do Ministério Público.
Já no prédio do Palácio da Justiça, além da exposição fotográfica Marcas da Enchente – Memórias de quem fez a diferença para superar e reconstruir, sobre a atuação das pessoas do Judiciário durante a maior tragédia climática do Estado, visitas guiadas serão oferecidas ao público no dia 30, em diferentes horários ao longo do dia, para conhecer o prédio, um dos principais exemplos da arquitetura modernista no RS. No dia 31, o ministro do STF Luis Roberto Barroso fará uma palestra, seguida de debate com o curador do evento Fernando Schüler, sobre os desafios do Judiciário para enfrentar as ações decorrentes dos desastres climáticos, e o público pode acompanhar.
Estão previstos lançamentos de livros, nos quais os autores farão um bate-papo com professores da Unisinos sobre suas obras. Entre eles, Dráuzio Varella, Marcelo Rubens Paiva, Lázaro Ramos e Eduardo Gianetti. Além dessas conversas, vários autores oferecerão sessões de autógrafos dos seus livros na Livraria da Travessa, que terá um estande instalado em frente à Catedral.
A Praça da Matriz também receberá a obra Entidades, que carrega a pesquisa e a poética do artista e escritor macuxi Jaider Esbell (1979 – 2021), em torno da “Cobra Grande”, a grande avó universal. Em diferentes culturas indígenas, a figura da serpente está associada justamente à criação de novos mundos e à transformação. Esbell também é tema de duas animações da dupla de artistas gaúchos Manatit e Mishta, produzidas sobre sua obra, que estarão em exibição no hall do Palácio da Justiça.
A Nova Acrópole também promoverá tour guiado pelo Solar Palmeiro e walking tour pela Praça da Matriz.
A programação completa pode ser conferida no site festivalfronteiras.com.
O Festival Fronteiras tem apresentação do Governo do Estado do RS; patrocínio master de Icatu Seguros, Banrisul e Corsan; patrocínio de Unisinos, Unimed, Banco Topázio, Sicredi, Sulgás, CMPC, Grupo Zaffari, Caixa Econômica Federal e Governo Federal. Apoio institucional do Tribunal de Justiça do Estado. Parceria da Associação do Ministério Público, Assembleia Legislativa do RS e Prefeitura de Porto Alegre. A realização é da Delos Bureau, uma empresa do Grupo DC Set, e a promoção do Grupo RBS.