Como funciona o projeto aplicado?

Desenvolvido ao longo do curso, o trabalho permite que você coloque seu conhecimento em prática no mercado

Crédito: Getty Images

Os cursos de Especialização e MBA são totalmente conectados ao mercado de trabalho: eles servem como ferramenta para profissionais que desejam se aprofundar, atualizar e evoluir na sua área de atuação, para aqueles que querem mudar de área ou para quem quer começar seu próprio negócio. Os conteúdos dos cursos lato senso são totalmente aplicáveis, e ao longo de cada módulo é possível colocar o conhecimento na prática em tempo real – e isso também vale para o trabalho final, em que é realizado um projeto aplicado.

Ainda que receba esse nome, essa disciplina é distribuída ao longo do curso na Unisinos, com assessoramento individual. O trabalho vai sendo construído e, primeiro, você estrutura um anteprojeto. No último módulo, você utiliza os conhecimentos das disciplinas anteriores para transformar seu anteprojeto em um Projeto Aplicado, abordando questões da sua própria realidade profissional em busca de soluções inovadoras.

Nesse momento, você desenvolve o trabalho junto a um professor orientador – ou seja, conta com um profissional que une excelência acadêmica e experiência de mercado para desenvolver seu projeto. Um dos pontos mais interessantes é que o trabalho é realizado e concluído paralelamente às aulas, garantindo que você possa aplicar o seu conhecimento ao mercado com mais agilidade.

Além disso, antes da entrega do trabalho final, você participa de uma disciplina de preparação que oferecerá as principais ferramentas para você embasar e planejar seu projeto de modo científico, com metodologias sólidas e orientações de linguagem.

Resumindo, o Projeto Aplicado funciona assim:

1. 1. Você escolhe um tema relacionado à sua realidade profissional.
  2. 2. A disciplina para construção do trabalho é distribuída ao longo do curso.
  3. 3. Você desenvolve um anteprojeto a partir do tema escolhido.
  4. 4. Um professor orientador com experiência de mercado ajuda você a desenvolver o projeto a partir do anteprojeto.
  5. 5. O trabalho é desenvolvido e finalizado antes do término do curso.
  6. 6. Você coloca seu conhecimento em prática em tempo real.

Quer saber mais? Acesse unisinos.br/pos.