Avaliação de Satisfação já está disponível para alunos da Graduação presencial da Unisinos

Questionário é produzido pela CPA e tem como objetivo mapear as principais demandas da comunidade acadêmica

Organizada semestralmente pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unisinos, a Avaliação de Satisfação 2021/1 já está liberada para os alunos vinculados aos cursos de Graduação presencial. O questionário, que pode ser acessado neste link, estará disponível até o dia 28 de junho.

Aluno do 6° semestre de Publicidade e Propaganda, Augusto Soares costuma participar de todos os levantamentos organizados pela Unisinos. Na pesquisa do ano passado, o estudante ressaltou o esforço da instituição e dos professores em relação ao processo de migração digital. “Procurei transmitir essa sensação na forma de elogio, sugerindo novas possibilidades de interações em virtude da digitalização e das implicações da pandemia”, lembra. Ele também reforça a segurança das informações como elemento importante do questionário. “É um canal aberto, seguro e sigiloso de conversa e feedback, seja ele positivo ou negativo”, enfatiza.

Na avaliação de 2021, questões que compõem a pesquisa foram repensadas com o intuito de captar melhor a nova relação entre estudantes e universidade promovida pelo isolamento social imposto pela covid-19. Um desafio para a CPA tem sido encontrar formas inovadoras de engajar a comunidade acadêmica a participar da pesquisa. “Em 2019, o pessoal dos Postos de Atendimento passava nas salas de aula para lembrar e sensibilizar os alunos a responderem o questionário. Em função da pandemia, estamos organizando outras formas de divulgação”, explica a professora das Escolas Politécnica e de Saúde da Unisinos, Karla Faccio. Ela é integrante da Comissão como representante do Núcleo de Inovação, Avaliação e Formação (NIAF).

Os estudantes de Medicina da universidade têm, em média, 13 disciplinas a cada semestre. Apesar da grande quantidade de atividades acadêmicas para avaliar, a aluna Isabela Slomp Bettoni, que cursa o 8° semestre, fez questão de participar da avaliação em 2020. “Acredito que esse instrumento permite aos alunos uma possibilidade de comunicação com a coordenação do curso e também com a instituição, melhorando aspectos que tornam a graduação cada vez melhor”, observa a futura médica.

A opinião de Isabela é corroborada pelo professor da Escola da Indústria Criativa da Unisinos, Micael Behs, representante da Graduação Presencial na CPA. Ele destaca que os resultados da pesquisa permitem a construção de um ambiente digital que privilegia o contato e a excelência de ensino. “As informações geradas pelas pesquisas oferecem elementos importantes para nortear as tomadas de decisão da Unisinos, que rapidamente se adaptou aos novos tempos impostos pela pandemia”, explica. O professor também exalta a importância da comissão no processo de construção do levantamento. “Mesmo em um período totalmente atípico, como foi o ano de 2020, a CPA conseguiu consolidar um espaço de escuta da comunidade acadêmica, direcionando ações estratégicas da Universidade na busca pelo aprimoramento constante dos seus processos”, ressalta.

Acesse a pesquisa de satisfação neste link.

Cronograma

Além da Graduação presencial, os estudantes da Graduação EAD, Híbrida e de todas as modalidades de Pós-Graduação da Unisinos podem participar da Avaliação de Satisfação 2021. A seguir, a relação de datas de aplicação dos questionários:

• Avaliação de Satisfação dos Alunos da Graduação Presencial: 26/04 a 28/06;
  • Avaliação de Satisfação dos Alunos de Pós-Graduação Lato Senso EaD e Híbrida 1º bimestre: 03/05 a 14/05 / 2º bimestre: 05/07 a 16/07;
  • Avaliação de Satisfação dos Alunos da Graduação EaD e Híbrida: 24/05 a 05/07;
  • Avaliação dos Programas de Pós-Graduação Estrito Senso pelos Alunos: 24/05 a 05/07;
  • Avaliação das disciplinas dos cursos de Pós-Graduação Lato Senso Presencial: 01/06 a 22/06.