Atuação, movimento, criatividade e cidadania

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com ênfase no Artesanato e no Teatro – Artecriando

Crédito: Rodrigo W. Blum

“Meu nome é Débora Moreira Teles, tenho 14 anos e estou no Artecriando há quase três anos”, apresenta-se a adolescente com uma voz embargada pela timidez. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos surgiu na vida de Débora quando uma assistente social apresentou-o para sua mãe, que já estava na busca de alguma atividade educacional para a filha, no turno contrário às aulas. “Eu ficava em casa, sem nada para fazer. E como eu gostava de teatro, dança e de interagir com as pessoas, minha mãe veio procurar uma atividade pra mim, foi quando surgiu o Artecriando”, conta a garota.

E são justamente situações como essa que o Artecriando tem em seus princípios. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atende adolescentes dos 12 aos 17 anos de idade, no contraturno escolar, contribuindo na formação dos participantes em um melhor convívio social e familiar, por meio de atividades que estimulem a cidadania. Além disso, o serviço contribui para a preparação do jovem ao mercado de trabalho, potencializando as suas habilidades individuais. Ou seja, é um espaço de proteção social básica, com o propósito de garantir um atendimento diferenciado aos adolescentes e suas famílias, que se encontram em algum tipo de situação de vulnerabilidade e/ou risco social e pessoal.

Nas três vezes por semana em que Débora frequenta o Artecriando, ela pratica diversas atividades, como dança, teatro e artesanato. No entanto, a menina garante que dançar é o que ela prefere. E o que mudou nela após a entrada no serviço? “A Débora antes do Artecriando, era uma pessoa quieta, não falava muito e não sabia muitas coisas. A leitura, eu descobri através do teatro, com os textos das peças. Eu não sabia que era legal ler. Antes, eu não tinha muita flexibilidade, descobri dançando. No artesanato, usamos materiais que dá pra reciclar e inventar muitas coisas. Hoje em dia, eu acho que melhorei bastante. No trabalho em grupo, por causa do teatro, na postura com a dança e a criatividade no artesanato”, relata a adolescente, ao fazer uma autoavaliação.

Família êh! Família ah! Família!

No ano de 2014, uma das principais ações realizadas pelo serviço foi o Encontro das famílias do SCFV Artecriando. O evento contribuiu para uma aproximação entre o serviço, os adolescentes e os responsáveis, permitindo que a equipe ampliasse o olhar à realidade dos participantes, colaborando para um planejamento mais qualificado. O Artecriando, ainda desenvolveu uma oficina em parceria com o Museu Visconde de São Leopoldo, em que os educandos participaram de atividades durante a semana Primavera dos Museus, servindo, assim, como forma de divulgação do trabalho realizado pelos jovens.

*Esta matéria foi realizada em meados de 2015, referente ao Balanço Social 2014.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar