As relações bilaterais Brasil-Estados Unidos em pauta

Tema será apresentado pelo Ministro-Conselheiro e Cônsul Geral dos Estados Unisinos da América em São Paulo

Amanhã, 2 de setembro, o campus Porto Alegre da Unisinos receberá o diplomata Dennis Hankins, que atua como Ministro-Conselheiro e Cônsul Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo, para ministrar a Aula Magna que marca a abertura das atividades do curso de Relações Internacionais (RI). O evento inicia às 19h30, é aberto ao público e não exige inscrição prévia.

Foto: Arquivo Pessoal

Um dos temas abordados pelo evento será as relações bilaterais Brasil-Estados Unidos, que sempre tiveram prioridade estratégica, segundo a coordenadora do curso de RI, Gabriela Mezzanotti. “Nos últimos tempos, o Brasil vem demonstrando uma autonomia maior dos Estados Unidos, deixando de ser apenas um ator automaticamente alinhado, para poder defender seus interesses nacionais, dialogando com os EUA. Hoje, áreas como a energética e a segurança podem representar um ótimo eixo para a cooperação entre os dois estados”, explica.

Outro aspecto debatido na noite será o papel do Rio Grande do Sul nesse contexto. Para o Rio Grande do Sul, afirma Gabriela Mezzanotti, o consulado representa muito mais do que a aceleração dos pedidos de vistos. “É uma oportunidade para o desenvolvimento de uma maior cooperação entre os setores privado e universidades, como a Unisinos”, conclui.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar