Alunos do Programa de Esporte Integrado recebem a visita de Gustavo Endres

Ex-jogador de vôlei participou de conversa promovida em parceria com o Vôlei Canoas

Foto: Rodrigo W. Blum

A tarde de quinta-feira, 18 de agosto, foi inesquecível para os participantes do PEI. Eles puderam conhecer, e até trocar alguns toques, com o campeão olímpico e mundial, Gustavo Endres. Apesar de ter anunciado sua aposentadoria em 2015, aos 39 anos, Gustavo continua sendo um dos símbolos da geração mais vitoriosa do vôlei brasileiro.

Nos últimos dias, alunos do PEI participaram da Semana Olímpica, organizada pelos professores do projeto. Atividades especiais marcaram esse período, possibilitando que os educando vivenciassem o esporte através de debates e reflexão sobre algumas modalidades olímpicas.

Entre saques e manchetes

Gustavo chegou no Complexo Esportivo da Unisinos enquanto ocorria o aulão de voleibol comandado por Hans Gert Rottmann, técnico do Canoas Vôlei e professor da modalidade no PEI. Solícito, o medalhista olímpico participou da atividade, dando dicas para os alunos.

Depois do momento prático, o treinador relembrou conceitos importantes de como participar de um esporte coletivo. Com a pergunta “O que faz um grupo acertar mais rápido?”, Rottmann deixou que os jovens falassem o que achavam. Coletividade, confiança, concentração, respeito as regras e fé foram algumas das respostas.

Gustavo foi apresentado logo depois, falando sobre sua experiência olímpica. Ele conquistou com a seleção masculina de vôlei a medalha de ouro nos jogos olímpicos de Atenas e prata na olimpíada em Pequim. “Nem sempre vamos ganhar, mas temos que continuar acreditando em nós, na equipe”, comentou.

O ex-jogador prometeu acompanhar a parceria entre o PEI e o Canoas Vôlei, voltando com mais frequência. “Esse momento é mais especial para mim do que para as crianças. Ver a importância do esporte num projeto de inclusão social, que não fala só do sacrifício de ser atleta, mas de como podemos ser melhores no nosso dia a dia”, finalizou.

Foto: Rodrigo W. Blum

Vivências essenciais no esporte e na vida

Para o coordenador do PEI, Augusto Dias Dotto, oportunizar a proximidade dos alunos com ídolos do esporte é fundamental. “Os alunos estão acostumados a ver esses atletas na televisão, e lá, eles parecem inalcançáveis. Ver o Gustavo aqui, que sempre se empenhou pela parceria é muito importante. Estamos orgulhosos de oferecer um momento desses no projeto”, finalizou.

O Programa de Esporte Integrado é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e está associado ao Centro de Cidadania e Ação Social Unisinos, tendo parceria institucional da Fundação Banco do Brasil através do Programa Integração AABB Comunidade e da Prefeitura Municipal de São Leopoldo.