Alunos de Segurança da Informação publicam dois artigos científicos

Internet das Coisas (IoT) foi tema das publicações

Crédito: Acervo Pessoal

Quando juntamos conhecimento e esforço durante os estudos, os resultados aparecem. Nossos alunos da graduação tecnológica em Segurança da Informação publicaram dois artigos sobre um assunto que está em pauta no mundo atual: Internet das Coisas (IoT).

Segundo o orientador das publicações e professor do curso, Jeferson Nobre, os artigos são produções que merecem ser destacadas no ambiente acadêmico. “É um resultado notável para alunos de Graduação. Normalmente tais publicações acontecem na Pós-Graduação Estrito Senso”, afirmou.

Para o aluno Cleber Porciúncula, os trabalhos realizados em conjunto com seu colega, Sílvio Beskow, foram resultados de muita experiência e leitura. “É um sentimento de colocar na prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, escrevendo um texto teórico e logo depois, conduzindo uma experiência prática. A resposta da confirmação da publicação dos dois artigos nos trouxe um sentimento de dever cumprido e valorização do curso de Segurança da Informação”, afirmou Cleber.

O artigo “Authentication and Authorization for Constrained Environments (ACE) com Framework OAuth e Protocolo CoAP”, publicado na Revista ComInG – edital periódico realizado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – surgiu na disciplina de Segurança em Redes sem Fio após a dupla apresentar um trabalho sobre o assunto.

Segundo Cleber, o objetivo do artigo é estudar o framework ACE utilizando o framework OAuth 2.0 e o protocolo CoAP (Constrained Application Protocol). Já o artigo “Constrained Application Protocol (CoAP) no Arduino UNO R3: Uma Análise Prática”, publicado no Workshop do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação 2018, é uma iniciativa de padronização para troca de informações em dispositivos restritos, sendo o seu uso apropriado para o ambiente de Internet das Coisas (IoT).

“O artigo do CSBC 2018 aborda uma implementação prática do protocolo CoAP em um microcontrolador Arduino. Este artigo foi pensado como uma segunda etapa no estudo do protocolo CoAP, e levou cerca de 5 meses para publicação, divididos entre escrita, envio, apresentação no congresso, publicação”, declarou Cleber.

Acesse as publicações e confira o trabalho dos nossos alunos de Segurança da Informação:

Graduação em Segurança da Informação

O Vestibular de Verão da Unisinos está com inscrições abertas até 19 de novembro. Venha fazer parte da nossa graduação tecnológica em Segurança da Informação e estude na melhor universidade privada da Região Sul do Brasil, segundo o IGC MEC/16. Para informações complementares sobre o Vestibular, clique aqui.