Alunos da Unisinos criam móveis para ONG em projeto de cursos da Escola Politécnica

Doações de materiais permitiram a produção; entrega para crianças e adolescentes acolhidos ocorreu no sábado, 2 de julho

Crédito: Divulgação

Durante as aulas dos cursos de Gestão da Produção Industrial e Engenharia de Produção, da Escola Politécnica da Unisinos, os alunos da disciplina de Experiências Lúdicas e Práticas produziram móveis para a Associação Casa de Passagem de Sapucaia do Sul (ACAPASS). Ministrada pelo professor Felipe Menezes, a disciplina tem o objetivo de desenvolver, a cada semestre, um projeto para praticar conceitos de produção.

Segundo Felipe, a proposta do semestre era ter um cliente real e aproveitar a oportunidade para simular uma fábrica, construindo e doando os produtos feitos em aula. Após algumas conversas, se chegou ao nome da organização que receberia a doação, a ACAPASS. A instituição acolhe crianças e adolescentes de 0 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social de maneira provisória. Para que os alunos entendessem as reais necessidades e demandas da instituição, foi organizada uma visita à ACAPASS.

Crédito: Divulgação

“A gente tinha a ideia de produzir coisas pequenas, como brinquedos, mas quando eles ouviram falar de madeiras logo veio a ideia de criar móveis”, explica o professor. Após a visita, foi desenvolvido, junto aos alunos, o projeto de produção dos móveis modulares, nichos em que as crianças poderão guardar seus pertences. O objetivo foi compreender o impacto social proporcionado pela conclusão das peças construídas em sala de aula e o significado que os artefatos representarão na prática.

Os alunos produziram 69 nichos para compor cinco móveis ao todo, a partir de materiais disponibilizados pela Universidade e de doações de outras empresas. A entrega para a casa de passagem ocorreu no último sábado, dia 2 de julho.

Confira o vídeo da ação