Alunos da Escola de Saúde apoiam na vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre

Estudantes estarão nos dias 23 e 30 de maio na estrutura montada pela Prefeitura na sede da Escola de Samba Estado Maior da Restinga

Crédito: Divulgação

A Unisinos, através da Escola de Saúde, estará participando da Campanha de Vacinação da Covid-19, dias 23 e 30 de maio, na estrutura montada pela Prefeitura de Porto Alegre na Escola de Samba Estado Maior da Restinga. Alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina irão apoiar a Secretaria Municipal de Saúde na ação.

Segundo a professora dos cursos de Enfermagem e Medicina, Patrícia Pires a vacina é uma das tecnologias que mais impactaram, e ainda impactam, na saúde da população, sendo importante para o controle e a erradicação de doenças. “A vacinação é uma estratégia coletiva sobretudo, pois pode diminuir o contágio inclusive de quem não recebe a vacina. Veja a importância para nossos alunos, para a ampliação dos conhecimentos não só sobre imunologia, mas sobre Saúde Coletiva, sua participação em ações que promovam a saúde. Precisaremos, cada vez mais, formar profissionais que pensem coletivamente e amparados pela ciência. Acredito que essa seja nossa verdadeira forma de desafiar o amanhã”.

Crédito: Divulgação

A professora do curso de Enfermagem, Sofia Barili destaca a participação de professores e alunos. “Além de enriquecer a formação profissional de cada um, permite a reflexão sobre a importância e a valorização da ciência, o papel da atenção primária e, acima de tudo, faz renovar a esperança em tempos de pandemia”, afirma.

Para a estudante de Enfermagem Ana Debiasi trata-se muito mais do que uma simples ação. “Acredito que é um dia para levar esperança para as pessoas. É uma vacina tão esperada, as pessoas estão cheias de expectativas. É uma forma de enfatizar que vacinas salvam vidas e são seguras. E viva o SUS! ”, exclama a futura enfermeira.

Nesses dias tão preocupantes, com muitas incertezas, este é um momento onde a Unisinos leva sua experiência, através de seus alunos e professores, até os cidadãos e oportunizando a vacinação, é o que conta a professora do curso de Enfermagem, Marta Boaz. “Esta ação entre a Secretaria de Saúde e Universidade, aqui representada pela Escola de Saúde, somada a outras medidas de prevenção, certamente ajudará a salvar muitas vidas, levando a vacina a todos, pois quanto mais acelerado for este processo, mais cedo poderemos recomeçar nosso dia a dia com mais segurança e perto de todos que amamos. Vacina para todos! ”, encerra a professora.