Alunos apresentam produtos inovadores em mostra gastronômica

Atividade inclui degustação e exposição de cartazes sobre a pesquisa

Pamela Caitano juntou a arte da culinária, o desafio da criação e o inegável favoritismo por doces para produzir seu próprio xarope de frutas. Na receita, nada de açúcar ou conservantes, apenas o sabor natural de figo ou uva. “O produto atua na prevenção de problemas cardiovasculares e é ideal para o público diabético”, considera a estudante. Ela, que evidencia o gosto particular até no chapéu com desenhos de guloseimas, integra a turma de formandos responsável pela II Mostra de Inovação em Gastronomia, em andamento na Unisinos.

Pela primeira vez aberta ao público, a atividade ocorre na Galeria Cultural da Biblioteca e conta com degustação e exposição de cartazes. De acordo com a professora Liziane Lacerda, uma das organizadoras da mostra, este é o momento para os estudantes apresentarem projetos feitos ao longo do semestre com o apoio de todas as disciplinas do curso.

Fora o produto ou serviço em si, um artigo científico e a apresentação também são avaliados. “O projeto equivale ao Trabalho de Conclusão de Curso de outras graduações”, compara o professor José Martins, também organizador da mostra. Para compor a banca, foram convidados docentes da Nutrição e de Engenharia de Alimentos, além de pesquisadores do itt Nutrifor, instituto tecnológico da Unisinos.

“Minha intenção era buscar o sabor regional, algo que fosse daqui.”

Carla Oliveira, graduanda de Gastronomia

Entre os estandes, expostos diante daqueles a quem se pode chamar “cozinheiros de mão cheia”, o cardápio é variado. Tem biscoito de batata doce, cupcake diet, suplemento proteico, kit de defumação para carnes e por aí vai.

Em termos de bebida, a cachaça lupulada inventada por Carla Oliveira chama a atenção pelo gosto forte, “amargo como deve ser”. “Minha intenção era buscar o sabor regional, algo que fosse daqui”, conta a aluna, que já havia desenvolvido uma cerveja à base de abóbora e bergamota no quarto semestre do curso. Tanto para Carla quanto para Pamela e os demais formandos da turma, a exposição é como uma vitrine: a chance de mostrar ao público aquilo que fazem de melhor.