Aluno do Programa de Pós-Graduação em Administração realiza doutorado de dupla titulação na França

Crédito: Arquivo Pessoal/Emidio Teixeira

O Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisinos assinou recentemente um acordo de cotutela de tese com a Université de Rennes 1, da França. O doutorando Emidio Teixeira foi o primeiro aluno aceito para a cotutela na École Universitaire de Management da universidade francesa que, todo semestre, recebe alunos de mais de 50 países diferentes. Nesta modalidade, Emidio deve obter o grau de doutor simultaneamente em ambas as instituições.

O acordo assinado prevê a realização de duas missões de pesquisa entre 2021 e 2022. Nesse período, o aluno participará de disciplinas e cursos e desenvolverá seu trabalho ao mesmo tempo nos dois países, sob a orientação de professores brasileiros e franceses. Além disso, o doutorando terá a possibilidade de aplicar a sua pesquisa no exterior e estabelecer comparações com os casos analisados no Brasil. Em seu estudo, Emidio está analisando como que o conhecimento gerado nas universidades é transferido para startups do agronegócio de forma a desenvolver capacidades essenciais que favorecem o desempenho e o crescimento destes negócios.

Durante a primeira missão que está sendo realizada entre setembro e dezembro deste ano, muitos resultados já foram alcançados. “Revisamos e validamos os resultados obtidos até então no Brasil e fizemos muitos refinamentos nas ferramentas de pesquisa. Também fechamos acordos para participação em nossa pesquisa com cinco empresas que são casos de sucesso. Uma delas, por exemplo, é a líder global em 2021 em arrecadação de investimentos no seu setor – mais de 300 milhões de Euros foram captados para seu negócio”, destacou Emidio.

Dado os resultados alcançados e a reconhecida importância do campo de pesquisa que está sendo investigado, tanto no Brasil quanto na França, a Unisinos e a Université de Rennes 1 estão negociando projetos de cooperação de longo prazo que viabilizem a continuidade deste trabalho, bem como a internacionalização futura dos projetos de pesquisa de outros alunos.