Ações de fomento a negócios de impacto socioambiental começam em Porto Alegre

Crédito: Robinson Aronis / Studio Aronis

Iniciativa que pretende aportar, até 2027, pelo menos R$ 34 milhões no incentivo a negócios de impacto social e ambiental no Brasil, a Coalizão Pelo Impacto começou por Porto Alegre (RS) seus workshops para elaboração de planos de ação do seu programa Universidades Mais Engajadas. Os trabalhos, nesta sexta-feira, 14/04, foram desenvolvidos no Campus Porto Alegre, com participação de representantes da instituição e de universidades parceiras. Atividades semelhantes devem ser realizadas em Belém (PA), Brasília (DF), Campinas (SP), Fortaleza (CE) e Paranaguá (SP).

“Iniciamos o workshop em Porto Alegre. Aqui, existe jornada do empreendedor, conteúdos transversais sobre empreendedorismo e polos de inovação que possibilitam que a gente execute o projeto de forma muito mais rápida”, explica Camila Aloi, gerente da Academia Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), realizador da Coalizão pelo Impacto ao lado de Instituto Helda Gerdau, Instituto Humanize e Somos Um.

As universidades gaúchas estão na fase de mapear as suas iniciativas relacionadas ao empreendedorismo e a atividades socioambientais, para que os trabalhos já desenvolvidos sejam interligados e potencializados pela Coalizão pelo Impacto. “Conduzimos aqui na Unisinos uma investigação para levantar todas as iniciativas que já desenvolvemos na graduação, pós-graduação, parque tecnológico e incubadora em termos de apoio a negócios de impacto socioambiental”, diz Silvio Bitencourt, gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec.

Crédito: Robinson Aronis / Studio Aronis

Somente na Unisinos, levantamento recente mapeou que cerca de 1.800 alunos participam, a cada semestre, de disciplinas que envolvem o tema empreendedorismo. Outra fortaleza da instituição é a atuação com iniciativas sociais em regiões vulneráveis da cidade, como áreas da Vila Farrapos, Quarto Distrito e Região das Ilhas. Aproximar empreendedorismo e demandas socioambientais é um dos desafios para gerar negócios de impacto. “Faz parte do nosso DNA jesuíta buscar empreendimentos para que a vida se torne mais digna. Uma das dimensões da nossa missão é inovação social que gere impacto para a sociedade”, afirma Pe. Clovis Cavalheiro, gerente de projetos na Unisinos. Ele ainda explica que o tema do empreendedorismo social deve ser trabalhado junto a alunos e professores, desde a escola até a universidade. E lembra que o Pacto Alegre, do qual a Unisinos faz parte, também tem iniciativas aderentes aos objetivos da Coalizão pelo Impacto, como a criação de um hub de inovação social no Morro da Cruz, na Capital.

Sobre a Coalizão pelo Impacto

A Coalizão pelo Impacto é uma iniciativa multissetorial nacional por mais e melhores negócios de impacto correalizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Helda Gerdau, Instituto humanize e Somos Um, com a parceria estratégica da Cosan, Fundação FEAC, Fundação Grupo Boticário, Instituto Sabin e Raia Drogasil.

Até 2027, a Coalizão pelo Impacto aportará 34 milhões de reais para desenvolver simultaneamente, em parceria com organizações locais, 6 Ecossistemas de Impacto em cidades das 5 regiões do Brasil: Belém, Fortaleza, Brasília, Campinas, Paranaguá e Porto Alegre. Por meio do fortalecimento de organizações com perfil de dinamizadoras do ecossistema de impacto que apoiam empreendedores, a Coalizão pretende apoiar negócios de impacto que movimentarão PIBs locais com produtos e serviços que respondem a problemas socioambientais.

De acordo com definição do ICE, negócios de impacto podem resolver problemas sociais e ambientais de forma complementar a políticas públicas e à ação do terceiro setor.