A Unisinos e o processo eleitoral

Crédito: Marco AF

Em vista do período pré-eleitoral do Brasil, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos vem adotando as seguintes práticas e orientações:

A Beta Redação, que integra diferentes atividades acadêmicas do curso de Jornalismo em laboratórios práticos, tem realizado, na editoria de Política, entrevistas com os pré-candidatos ao Governo do Estado do RS.

As demandas recebidas de pré-candidatos ao Governo do Estado e à Presidência da República que desejam proferir palestras sobre temas relativos ao RS ou ao Brasil têm sido encaminhadas à Coordenação do PPG em Ciências Sociais, para, na medida do possível, promover evento acadêmico para a comunidade, em se tratando de visões políticas que não firam os valores professados pela Universidade.

Os pré-candidatos ou candidatos ao Governo do Estado e à Presidência da República que desejarem visitar a Unisinos serão recebidos por integrantes da Reitoria e Diretores, podendo, se assim desejarem, visitar as instalações da Unisinos, com o acompanhamento de um funcionário.

A Reitoria também orientou os integrantes da alta administração a declinarem de convites para participação, em nome da Unisinos, em qualquer atividade de campanha política.

Em suas interações com candidatos a cargos eletivos, a Instituição terá oportunidade de apresentar seu projeto de Universidade e de expressar sua comunhão com os fundamentos e  objetivos da República Brasileira: por um lado, a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, o pluralismo político; por outro lado, a construção de uma sociedade justa, livre e solidária, o desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização, a redução das desigualdades sociais e a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Assim agindo, a Universidade, para além de professar seus valores de transparência, neutralidade e respeito à democracia representativa, espera contribuir para a qualificação das relações entre as organizações e a classe política.

São Leopoldo, 16 de maio de 2018.