A rota das laranjas

Professoras e alunas da Unisinos participaram de projeto fomentado pela ONU em Montenegro

Foto: Rodrigo W. Blum

Redescobrir o espaço público e refletir sobre temas relevantes de desenvolvimento sustentável, através de intervenções artísticas urbanas, foram os objetivos da ação Laranjas dos ODS, em Montenegro.

O projeto da Organização das Nações Unidas visa incorporar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no cotidiano das instituições privadas, públicas e da comunidade. A cidade gaúcha foi escolhida por ser a maior produtora de citros do Estado. Os ODS terão vigência no plano de metas das Nações Unidas de 2015 até 2030.

Foto: Rodrigo W. Blum

Pintando os dezessete

Os responsáveis pela ação das laranjas souberam de um projeto premiado e produzido dentro da Unisinos. A tinta, usada nas intervenções artísticas, é um material sustentável e feito pelas professoras Tatiana Rocha e Cristiane Santin, e pelas alunas Paula Schwade e Gabriela Schneider.

Feita com materiais reaproveitados como base de isopor, solvente natural e cascas de laranja, a tinta foi utilizada em pinturas no solo de locais emblemáticos da cidade, além de telas e lixeiras que costeiam as margens do rio Caí.

Vencedora de prêmios como Boas Ideias de Sustentabilidade, promovida em conjunto com a Virada Sustentável, a tinta está em teste de novas propriedades. O grupo da universidade descobriu que ela tem a capacidade de inibir o crescimento de alguns tipos de bactérias.

Segundo a professora Tatiana Rocha, a tinta pode ser indicada para telas, gesso, madeiras como pinus e MDF. Para participar da ação em Montenegro, foram ajustados pigmentos que facilitariam no manuseio da tinta pelos artistas.

Foto: Rodrigo W. Blum – Artistas fazem pinturas na cidade de Montenegro como ação para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A ação

O projeto Laranjas dos ODS foi inscrito pelo empreendedor social Diego Gazola no concurso cultural Ciclo da Sustentabilidade, uma realização do Ciclo Verde que reconhece e inspira pessoas a replicarem ações com o foco na cultura da sustentabilidade. A articulação local foi fomentada pela Associação Montenegrina de Artistas (AMARTI) e conta com parcerias locais, secretarias municipais e escolas públicas e privadas.

Para Joana Mara dos Santos, gestora ambiental da prefeitura de Montenegro, o projeto despertou a atenção dos moradores da cidade. “A comunidade se interessou, perguntando o que estávamos fazendo. Então resolvemos planejar algumas ações que nos fizessem questionar: nós como cidadãos, o que podemos fazer para ter um desenvolvimento sustentável de verdade? Qual é a nossa responsabilidade como cidadão?” comenta.

As obras na cidade ficam como incentivo para a conquista dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Uma muda de laranjeira foi plantada próxima a cada ODS, acompanhada de poema manuscrito em placa rústica oferecida por escritores montenegrinos.

Se você não conhece os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável organizados pela ONU, clique aqui e saiba mais.