Muita energia para conquistar uma vaga

Durante todo o dia vestibulandos realizaram as provas de Redação e Objetiva

Foto: Rodrigo W. Blum

Para conquistar uma vaga em um dos cursos de graduação da Unisinos, os candidatos passam o dia de sábado, 11 de junho, concentrados nas atividades das provas, que ocorrem no campus São Leopoldo. Durante a manhã, os vestibulandos tiveram que realizar a Prova de Redação, em que a tarefa foi escrever um texto argumentativo com a extensão máxima de 35 linhas.

Para a parte da tarde está programada a Prova Objetiva, com 50 questões abordando as diversas áreas do conhecimento. Cada pergunta terá cinco opções de resposta, mas apenas uma correta. Confira o que já aconteceu e o que está por vir.

Escolhendo um tema

Os candidatos tiveram que optar entre dois tópicos, qual seria o assunto que iriam trabalhar em seus textos. O caderno de provas, entregue aos vestibulandos, trazia material sobre as duas propostas. O tema um, da Prova de Redação, abordou a internet e até que ponto as informações e serviços ofertados são confiáveis. Já a proposta dois, enfatizou o excesso de zelo com os animais de estimação e se essa atitude pode se caracterizar como um problema.

Klaus Rost, candidato a uma vaga no curso de Engenharia Eletrônica escolheu a proposição dois. “Escolhi falar sobre os bichos de estimação porque sabia bastante sobre o tema da evolução dos lobos para cachorros e achei interessante colocar isso no texto, o quanto mudaram e o quanto ainda podem mudar”, destacou o estudante. Mauro Fiuza, que presta vestibular para o curso de Engenharia Mecânica optou pelo primeiro tema e justificou sua escolha. “Achei mais fácil, menos polêmico que o tema dois. Estou bem habituado com a internet e seus serviços”, destacou.

Maiara Isabel Orth, que disputa uma vaga para a graduação em História, também escolheu a proposta um e explicou o motivo. “Eu achei o tema mais fácil porque a gente está lidando bastante com isso no nosso dia a dia”. A prova de redação vale 10 pontos, e o candidato tem duas horas para produzir o texto com enfoque na proposta escolhida. São avaliados: conteúdo, adequação linguística e apresentação.

A melhor opção

Quatro horas. Esse é o tempo que os vestibulandos têm para responder as 50 questões objetivas da Prova Objetiva, que inicia às 14h e abrange todo o conteúdo estudado durante o Ensino Médio. A prova está dividida em Língua Portuguesa, Ciências Humanas e Cultura Geral, Ciências Exatas, Ciências da Natureza e Língua Estrangeira – com opção de inglês ou espanhol.

O enfoque das questões são os temas principais de cada área do conhecimento estudados pelos vestibulandos ao longo da trajetória estudantil. A prova objetiva termina às 18h e depois disso os candidatos podem relaxar enquanto aguardam o gabarito, que será divulgado no fim do dia.