A 2ª fase do Programa Residência em TIC 55 começou para a turma de Porto Alegre 

Crédito: Bianca Sonntag 

Do dia 15 a 19/9, em Porto Alegre, ocorreu a semana de imersão da fase do Programa de Residência em Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC. Os 50 residentes aprovados na Fase 1 desenvolverão, durante seis meses, projetos reais de instituições parceiras.   

A coordenadora local do Programa, Eliara Fraga, explica que o processo seletivo se deu através de etapas: após a inscrição, 250 candidatos foram selecionados e realizaram a fase de nivelamento em computação básica – dois meses de aulas 100% online, com apoio de professores e monitores. Tiveram aulas de programação; python; empreendedorismo e gerência de projetos; desenvolvimento de aplicativos mobile; conceitos de Business Intelligence (BI); Big Data; Inteligência Artificial; Internet das coisas (IoT); engenharia de requisitos; UI/UX, entre outros conteúdos. “Uma prova categorizou 50 os alunos com melhor desempenho, para a etapa de Imersão, mantidos os percentuais adotados para as vagas afirmativas”, completa a coordenadora. 

“Os selecionados para a etapa de Imersão recebem bolsas mensais, no valor de R$ 1.800,00 para custear seus estudos durante esta etapa, incluindo suas participações em todos os encontros presenciais. Além disso, recebem um notebook em comodato, e trabalham em equipes para resolver demandas reais de empresas, sob orientação docente”, afirma Eliara. 

Durante a etapa de imersão, que conta com dedicação de 20h semanais, os residentes trabalham em equipes de 5 integrantes, com o foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas reais para empresas parceiras. “Todas as semanas se reúnem presencialmente com seus professores orientadores na Unisinos Porto Alegre, de modo a otimizarem o avanço dos trabalhos. Estão previstas duas grandes avaliações: a banca parcial e a banca final, quando apresentam os trabalhos para representantes das empresas, colegas, avaliadores da Unisinos e Brisa”, sinaliza a coordenadora. 

Para Eliara, o programa representa o compromisso da Unisinos com a inovação, pesquisa, excelência acadêmica e compromisso social. “A parceria no Programa Residência em TIC 55 – Apoio à Recuperação do RS fortalece o papel da universidade como agente de transformação regional, colaborando na recuperação das áreas afetadas pelas enchentes de 2024, promovendo educação de excelência, desenvolvendo talentos na TIC e conectando a Universidade às demandas reais do mercado. Mais do que formar profissionais, trata-se de preparar protagonistas na recuperação e desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, finaliza. 

Sobre o Programa

O Programa é a união de esforços de instituições que fomentam a tecnologia, inovação e empreendedorismo no cenário nacional: Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, BRISA, Softex e com recurso do Governo Federal destinado ao Rio Grande do Sul. 

O Programa Residência em TIC 55 – Apoio à Recuperação do Rio Grande do Sul, é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991.

A Turma 1 de Porto Alegre conta com as seguintes empresas e instituições como parceiras: Brisa, Unisinos, Altus, Ampliar Luz e Lar, Boteco Verde, Colégio João XXIII, Godeep, Casa Civil do RS, Grendene, Portorrol. Para essas empresas, o Programa oferece acesso direto a talentos em formação, que estarão, por seis meses, dedicados a criar alternativas inovadoras para demandas do seu negócio. Uma oportunidade ímpar de estar ao lado da Unisinos e Brisa, contribuindo ativamente para a recuperação do Rio Grande do Sul.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar