70 anos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Cristo Rei

Instituição posteriormente deu origem à Unisinos

Crédito: Arquivo/Divulgação

Há 70 anos, em 24/11/1953, o Presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto Nº 34.680, concedeu a autorização para o funcionamento dos cursos de Letras Clássicas e Filosofia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Cristo Rei. Graças a esses primeiros cursos, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Cristo Rei se desenvolve e passa a operar, em 1969, como uma universidade. É o início da história da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

No início, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Cristo Rei era voltada à formação apenas de estudantes jesuítas. Cinco anos mais tarde, em 1958, a Faculdade passa a receber alunos leigos – ou seja, não religiosos. Já em 1963, ela passa a se denominar Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Leopoldo.

Segundo o decano da Escola de Humanidades da Unisinos, Luiz Rohden, a Faculdade nasceu para oferecer uma formação humanística de qualidade, não só para seminaristas, mas também para leigos que desejavam se tornar professores. A Faculdade surgiu “como um primeiro espaço para estudar Filosofia e Letras, aberto ao público, que possibilitou a formação de pessoas que tiveram contribuição ímpar em termos culturais e educacionais no período”, destaca.

Dentro da comunidade, a contribuição da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Cristo Rei é enorme. Ela trouxe para a região do Vale do Rio dos Sinos a cultura científica e a educação como projeto de construção da civilização e formou centenas de profissionais a partir dos princípios humanísticos da tradição jesuíta. Assim, ela foi o caminho para a criação da Unisinos, como Universidade de excelência acadêmica, sendo uma das melhores de ensino privado do Brasil, segundo os índices de avaliação do Ministério da Educação (MEC).

O legado

A Unisinos carrega o legado da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Cristo Rei até os dias atuais. A Universidade continua a se desenvolver e a se reinventar, com cursos de graduação e pós-graduação tradicionais e inovadores. Além disso, forma profissionais qualificados para a atuação no mercado de trabalho, levando em conta a formação integral e humanística, ética e crítica, na promoção de uma visão centrada no desenvolvimento das potencialidades do ser humano.

Rohden também cita que Filosofia e Letras foram e ainda são a Alma Mater da Universidade. “Não apenas porque deram origem à Unisinos, mas essencialmente devido à sua contribuição e legado na formação das pessoas e na contribuição sociopolítico para cidade de São Leopoldo e arredores”, pontua.

O decano da Escola de Humanidades ainda frisa que “a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Cristo Rei não apenas precedeu a Unisinos, mas também moldou sua identidade educacional e cultural. A história dessas instituições reflete um compromisso contínuo com a excelência acadêmica e o desenvolvimento cultural na região do Vale do Rio dos Sinos”, complementa.