50 anos de história

Unisinos recebe homenagem na câmara de vereadores de São Leopoldo e inaugura novo polo EAD no centro da cidade

Crédito: Rodrigo W. Blum

Uma história marcada pela dedicação à comunidade, assim tem sido a trajetória da Unisinos ao longo dos seus 50 anos. E, como reconhecimento a essa entrega da Universidade à cidade de São Leopoldo e região, na noite dessa quarta-feira, 20/11, a Unisinos recebeu uma homenagem na câmara de vereadores do município.

A sessão solene foi proposta pelo vereador Brasil Oliveira, que abriu a reunião. “Mais uma vez, parabéns à Unisinos por esses 50 anos e, hoje, Dia da Consciência Negra, é uma honra eu, sendo negro, poder estar aqui fazendo essa homenagem”, disse. Em seguida, foi apresentado um breve histórico da Instituição e o vídeo de 50 anos da Universidade.

Crédito: Rodrigo W. Blum

“Deixo aqui a saudação aos colegas que aprovaram fazer essa homenagem à nossa Unisinos, por sua história que marcou a vida de tantas pessoas e o desenvolvimento da nossa cidade e do estado”, afirmou o presidente da câmara de vereadores, Ary Moura.

O prefeito do município, Ary Vanazzi, destacou a sintonia entre a prefeitura e a Universidade. “A história da Unisinos se confunde com a história de São Leopoldo. Sempre que digo que sou prefeito de São Leopoldo as pessoas dizem ‘a cidade da Unisinos’. Hoje, São Leopoldo é uma cidade privilegiada e a Unisinos tem um papel estratégico, na parte de tecnologia, educação e medicina”, ressaltou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Ao receber a homenagem, o reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, lembrou das pessoas que o precederam na construção da Universidade e afirmou: “Falo aqui representando toda a comunidade universitária da Unisinos. É uma grande alegria para nós que essa homenagem tenha acontecido no Dia da Consciência Negra, já que os afrodescendentes contribuiriam tanto para a história do nosso país”.

Pe. Marcelo destacou que esse não é um momento de olhar para Unisinos, mas para humanidade brasileira. “É dia de pensar sobre a construção do Brasil da desigualdade. Nós não podemos contemplar a égide da desigualdade. Temos que ser uma pátria de iguais e chamar à oportunidade quem sofreu com algum tipo de preconceito”, reforçou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Após as falas, o vereador Brasil entregou uma placa ao reitor em homenagem aos 50 anos da Unisinos.

Novo polo EAD em São Leopoldo

A data também marcou a inauguração do novo polo EAD da Unisinos, no centro de São Leopoldo, localizado na Avenida João Corrêa, 887. O local atenderá, de maneira mais centralizada, todos os alunos da modalidade EAD da instituição. Em comemoração ao lançamento do espaço, a Universidade oferecerá oficinas gratuitas de formação para a comunidade da região, durante a semana. Entre os temas abordados estão preparação para entrevista de emprego e testes profissionais. Além disso, até sábado, 23/11, quem se inscrever para estudar no polo terá isenção da taxa inscrição.

O diretor da Unidade Acadêmica de Educação Online, Vinícius Souza, afirmou que a Unisinos e a cidade têm sua história entrelaçada. “Como professor da Unisinos e morador de São Leopoldo, estou muito feliz de inaugurar esse espaço para uma proximidade ainda maior com a comunidade. Aqui vamos divulgar nossos cursos online, mas também os presenciais e os híbridos”, enfatizou.

“Estamos muito felizes com a maneira carinhosa que as pessoas de São Leopoldo estão se referindo à Unisinos. A ideia de universidade tem oito séculos e é capaz de se reinventar com empreendedorismo e com a relação entre a universidade e as empresas”, afirmou o reitor.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Em setembro desse ano, ampliando o seu sistema EAD em todo o Estado, a Unisinos iniciou a operação de 13 novos polos EAD no Rio Grande do Sul. Além de São Leopoldo, os municípios de Alvorada, Canela, Capão da Canoa, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Guaíba, Igrejinha, Parobé, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Torres também contam com novas unidades de educação a distância. E, para a próxima semana, está prevista a inauguração do polo de Canoas, localizando na Av. Domingos Martins, 274, que também oferecerá oficinas gratuitas.

Além do Rio Grande do Sul, com campi em São Leopoldo e Porto Alegre, a Unisinos está presente em outros quatro estados do Brasil com polos de Ensino a Distância: Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Piauí.