4ª Maratona de Dados Unisinos tem como tema “Ações e Decisões do STF” 

O evento ocorrerá no sábado, 21 de outubro, na Unisinos Porto Alegre

Crédito: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a quarta edição da Maratona de Dados Unisinos, que será realizada no dia 21 de outubro, na Unisinos Porto Alegre. No encontro, o trabalho dos participantes (estudantes de Jornalismo e Direito, além de interessados no tema) será relativo a ações e decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). 

A Maratona é fruto de uma parceria entre os cursos de Jornalismo e Direito da Unisinos, e se insere no Programa de Combate à Desinformação do STF, do qual a Unisinos é uma das universidades parceiras. Além de ser gratuito e aberto à comunidade, o evento também integra as atividades das disciplinas de Análise de Dados para Tomada de Decisão e Jornalismo de Dados. Para entender melhor como a Maratona funcionará, incluindo a programação e horários, você pode acessar este link. O evento fornecerá certificados aos participantes. 

Transformar informações em histórias 

A professora de Jornalismo Taís Seibt, uma das idealizadoras do evento desde a primeira edição, lembra que a Maratona foi pensada como um espaço para interação entre organizações que produzem dados, comunidade acadêmica e interessados em geral. “O desafio é compreender como são coletadas e estruturadas as informações sobre políticas públicas e atividades do poder público, e como os usuários de dados podem transformar essas informações em histórias ou projetos que façam sentido para a comunidade”, explica. 

Para ela, a Maratona é uma oportunidade de as instituições perceberem as dificuldades do acesso e limitações de suas bases de dados. “Ao mesmo tempo, os usuários terão a possibilidade de tirar dúvidas direto da fonte, já que o evento contará com representantes das instituições”, comenta Taís. O encontro contará com a presença de especialistas convidados e professores da Unisinos, que estarão à disposição do público para consultas. “É um debate sobre transparência pública seguido de uma experiência prática colaborativa”, observa a professora. 

A egressa do curso de Jornalismo da Unisinos Juliana Coin irá compor a equipe como monitora. A jornalista sublinha que a Unisinos propicia vários eventos gratuitos que potencializam o aprendizado dos alunos. São sempre ações que se conectam com as demandas do mercado de trabalho. “Eu mesma já participei de muitos eventos como a Maratona de Dados. É o que me fez gostar tanto do que faço hoje, que envolve análise de dados e métricas”. Juliana diz que as expectativas dela para o evento são altas: “Espero que os discentes aproveitem a oportunidade de conhecer novas ferramentas e pensar de forma disruptiva. Eu tenho certeza de que, mesmo como monitora, vou aprender muito lá”. 

Serviço  

O que: “Maratona de Dados Unisinos – Corte Aberta para Monitorar Ações e Decisões do STF” 

Promoção: cursos de Jornalismo e de Direito da Unisinos. 

Público-alvo: alunos da Unisinos e interessados no tema.  

Quando: 21/10/2023 (sábado), das 9h às 13h0 

Participantes convidados:  

  • Pâmella Sada Dias Edokawa – Assessora-Chefe de Apoio à Jurisdição do Supremo Tribunal Federal 
  • Vinícius Souza – coordenador da graduação em Banco de Dados, Gestão de Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação e Sistemas para a Internet da Unisinos 
  • Desirée Medeiros e Nelci Lima – integrantes da empresa Afropython 
  • Pedro Nakamura e Juliana Coin – jornalistas de dados 
  • Renato Lauris – auditor público do Tribunal de Contas do RS 

Formato: híbrido (presencial na Unisinos Porto Alegre, com transmissão simultânea via plataforma Microsoft Teams) 

Onde: 8º andar da Torre Educacional da Unisinos Porto Alegre (TEDU) – salas TEDU 809 e 810. Av. Nilo Peçanha, 1600 – bairro Boa Vista, Porto Alegre (RS).  

Investimento: gratuito.  

Inscrição: https://eventos.asav.org.br/event/mrtdadosun/site/content/programacao.  

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar