3ª Semana da Internacionalidade

Música, gastronomia e palestras culturais marcam evento do Unilínguas

Crédito: Rodrigo W. Blum

A 3ª Semana da Internacionalidade começou animada. A primeira noite do evento foi marcada por Minicurso de Gastronomia, Show do Bando Celta, Bate-papo sobre Internacionalização e Histórias do chimarrão no caminho de Santiago. As atividades desta segunda-feira, 11 de agosto, oportunizaram aos participantes o debate e a interação cultural.

Os temas dos encontros enfocam a vivência de vários países. Na noite de abertura, a Espanha foi a nação que esteve mais presente nas atividades do campus de São Leopoldo.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Minicurso de Gastronomia

Quatro estudantes do último semestre do curso de Gastronomia ofereceram uma oficina de comida típica espanhola, sob a supervisão do professor Ederson Luiz Locatelli. O prato do dia eram os tapas, petiscos, geralmente, a base de pão que fazem parte das pequenas porções de comida servidas em bares espanhóis.

Enquanto os tapas iam sendo produzidos, a professora de espanhol do Unilínguas, Paula Fuenzalida Olave, ia apresentando questões culturais do país e falando da origem destes petiscos na Espanha. “Es muy posible  que la tapa naciese com la aparición de los bares que las empezaron a servir como cortesia a los clientes y que com su punto de sal incitasen al consumo”, explicou. Paula ainda lembrou que o mesmo tipo de comida é servida no Chile, mas lá essas porções são chamadas de picoteo. As receitas elaboradas durante o minicurso foram: Papas Bravas (batata frita com molho de pimenta e alho), Tapas Don Jamón (pão com tomate e presunto) e Zaalouk (pão com pasta de berinjela e condimentos).

Confira o vídeo produzido pela TV Unisinos:

Show do Bando Celta

Antes que as aulas das turmas da noite tivessem início, o Bando Celta animou a chegada dos estudantes. O show começou nos corredores das Ciências Humanas e teve continuação no auditório Central. O público que acompanhava a apresentação parecia encantado com o grupo. O bando, que representa os sete povos celtas, cria sua musicalidade por meio de instrumentos como gaita de foles galega, bandolim tenor, banjo, mandola, bodhrán (espécie de tambor irlandês), flauta tin whistle (irlandesa), violino e violão.

“Vim participar do evento por recomendação do nossa coordenadora, a professora Adila. Estou achando muito interessante toda essa movimentação, uma ótima maneira de chamar atenção para o idioma, por meio da arte, cultura e gastronomia dos países”, destacou Beatriz Pretto, aluna de Letras Português-Espanhol.

Confira uma das músicas clássicas da cultura celta executadas pelo Bando na noite de segunda-feira:

3ª Semana da Internacionalidade Unilínguas