1º Encontro Cooperativismo do Amanhã

Evento será realizado no dia 11/05 em formato híbrido

Crédito: Getty Images

Ocorre na quinta-feira, 11/05, às 19h, o 1º Encontro Cooperativismo do Amanhã. O evento, que será realizado no campus Porto Alegre e terá transmissão online, aborda as temáticas ligadas ao futuro do cooperativismo conectando assim os cooperados, clientes, alunos e professores das diferentes Escolas e Comunidades da Unisinos. O encontro também servirá como aula aberta da Especialização em Cooperativismo, com início em junho de 2023. “O evento é importante porque estamos juntando o tema cooperativismo como transversal. É um modelo de negócio que coloca a pessoa no centro, que trabalha com uma lógica do futuro”, explica Camila Luconi, coordenadora da Especialização em Cooperativismo.

O encontro, promovido pela Unisinos em parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, tem como objetivos proporcionar aos alunos e comunidade acadêmica a oportunidade de se conectar a tópicos atuais e desafiadores para o setor cooperativista (e não cooperativista); e despertar o interesse em possibilidades de tópicos de pesquisa para alunos de diferentes níveis de graduação, lato e estrito senso. “Isso mostra como o tema é importante para a sociedade, por isso estamos fazendo de forma aberta, trazendo pessoas que estão lidando com o cooperativismo do amanhã”, destaca Camila.

A coordenadora será uma das palestrantes do evento, onde abordará o tema “Cooperativismo, transformação e ESG”. Os outros dois palestrantes são: Mario de Conto, superintendente do SESCOOP/RS, com “Governança e liderança: desafios atuais e futuros”; e Thiago Pandolfo, head de inovação do Complexo.Lab, laboratório de experimentação e inovação da Sicredi Pioneira RS, que falará “Como uma cooperativa centenária tem inovado”.

Sobre a Especialização

A Especialização em Cooperativismo da Unisinos tem como principal objetivo formar profissionais com clara concepção do diferencial cooperativo, com compromisso e efetiva cultura cooperativista e solidária. O curso também foca na parte teórica da área para que os participantes compreendam e atuem na complexa realidade que envolve a gestão em cooperativas.

“Essa especialização já formou cooperativistas referências do Brasil e do Rio Grande do Sul. Ela valoriza muito doutrina, a história, a educação corporativista e as relações humanas e sociais, que é o pilar social do cooperativismo; e pelo pilar econômico, temos as disciplinas clássicas de gestão, que estão mais alinhadas ao cooperativismo do momento”, salienta Camila.

Se interessou na Especialização em Cooperativismo? Para mais informações e realizar sua inscrição, clique aqui.

O que: 1º Encontro Cooperativismo do Amanhã;

Quando: quinta-feira, 11/05, às 19h;