Marca

O programa de Mobilidade Acadêmica Regional para os Cursos Acreditados pelo Mecanismo de Acreditação de Cursos de Graduação do Mercosul (Marca) busca a melhoria da qualidade acadêmica nos países membros e associados do bloco. Busca também fortalecer os cursos acreditados, fomentar a integração e internacionalização da educação superior na região e cumprir com o objetivo central de integração regional.

O Marca é o primeiro programa de mobilidade de estudantes de graduação promovido pelos governos do Setor Educacional do Mercosul. Ele é constituído de sistemas de avaliação e de acreditação e pelo programa de mobilidade de estudantes, docentes e pesquisadores entre instituições e países.

Para participar, é necessário ser estudante da Unisinos e estar regularmente matriculado no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Demais requisitos e informações sobre a bolsa-auxílio devem ser consultados no Edital de inscrição e pré-seleção para o programa.

Este programa de mobilidade possui duração de um semestre e seu processo seletivo é aberto ao longo do primeiro semestre, em maio.

 

Edital e inscrições

Consulte todas as informações no Edital 09/2024.

As inscrições para esse edital ocorrerão entre 22/04 a 17/05/2024.

Informações sobre este edital podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 Inscrições até 17/05

 

Proficiência

A atividade ofertada pelo Unilínguas visa oferecer aos alunos da Unisinos, candidatos a programas e bolsas de mobilidade acadêmica internacional, a possibilidade de realizarem prova de proficiência em Língua Espanhola ou em Língua Inglesa se solicitado pela IES em que realizará a mobilidade.

 

Documentos

Plano de Estudos

Os alunos selecionados para o programa devem baixar o Plano de Estudos, preenchê-lo, juntamente com seu Coordenador de Curso, e entregá-lo para a equipe do Escritório de Internacionalização. Essa entrega deve ser feita antes da viagem via Atendimento Unisinos ou por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Caso não seja possível preencher o documento antes da viagem, ele pode der enviado por e-mail até 10 dias após a chegada no país de destino.

 

Formulário de Chegada

Este Formulário deverá ser preenchido e enviado por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 10 dias após a chegada no país de destino.

 

Formulário de Avaliação de Retorno

Este Formulário deve ser preenchido em até 10 dias após o retorno do Exterior.

 

Depoimentos

  • "Morei na cidade de Coimbra durante um semestre, e o que aprendi neste período valeu para a minha vida em todos os sentidos. Tive aulas com professores excelentes, visitei lugares inesquecíveis e me identifiquei com os brasileiros que fazem aquela cidade ser ainda mais mágica. Fiz amizades das quais tenho saudades até hoje, mas também aprendi a conviver melhor com a distância das pessoas que amo. Tenho certeza de que participar de um Programa de intercâmbio, seja ele qual for, é uma das experiências mais gratificantes que podemos ter. Mesmo que, depois dos pastéis de nata, dos bolinhos de bacalhau e das comidas da amiga italiana, venham alguns quilinhos extras na bagagem!" Livia Padilha

    Livia Padilha

    Mestre em Ciências Sociais pela Unisinos

  • "Participei durante dois anos de editais de intercâmbio, sempre quis fazer uma viagem longa a outro país, e sinceramente já estava quase desistindo quando soube que havia ganhado a oportunidade de conhecer Colômbia e estudar em uma das melhores universidades do país. Ao longo da minha experiência em Cali, tenho pensando o quanto foi a melhor decisão que já tomei na minha vida até então. No âmbito acadêmico tenho conhecido novos professores e novas formas de ensino, o que têm me ajudado bastante já que estou no final do curso. Quanto às experiências vividas não posso descrever com palavras, pois é algo que só se pode saber conhecendo outro país. O programa de mobilidade da Javeriana conta com alunos de mais de 15 países e isso torna meu aprendizado mais enriquecedor, pois além dos costumes locais, tenho um contato multicultural durante o semestre acadêmico. Em síntese, só posso agradecer aos programas de mobilidade internacional da Unisinos e às pessoas que têm contribuído com meu crescimento pessoal e profissional nesta fase especial da minha vida." Bruno Nunes

    Bruno Nunes

    Estudante de Engenharia Ambiental

  • "Um mês de imersão em um mundo à parte, onde a "pior parte" é voltar pra realidade. Foi uma das melhores experiências da minha vida, fiz amigos de todos os cantinhos do mundo, aprendi sobre uma nova cultura, diferentes costumes, gastronomia, arquitetura. É incrível ver como um intercâmbio desse nos torna pessoas diferentes, não pelo tempo mas pela intensidade com que acontece. Foram dias únicos, que ficarão sempre guardados com carinho. Obrigada Seoul, obrigada Unisinos ❤" Jeniffer Fagundes

    Jeniffer Fagundes

    Estudante de Arquitetura e Urbanismo