Volta às aulas Unisinos 2021

Confira como será o retorno das atividades acadêmicas na Universidade

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nesta segunda-feira, 1/3, a Universidade irá retornar suas atividades acadêmicas. Diante do cenário de pandemia, as aulas iniciam o semestre de forma híbrida. Algumas atividades ocorrerão no campus. “Os alunos que tiverem interesse, considerando os limites de ocupação das salas do plano de contingência, poderão participar das aulas no campus. Os estudantes que não desejarem ou estiverem impedidos de ir ao campus acompanharão as aulas de forma remota, como foi feito durante o ano de 2020”, enfatiza o diretor adjunto da Unidade Acadêmica de Graduação, Guilherme Trez.

As primeiras semanas serão de aulas remotas, nesse período, os professores farão o planejamento dos encontros com a turma. “Nesses dias, os alunos que tiverem interesse de ir ao campus poderão se manifestar e programar sua ida à Unisinos”, completa Guilherme. Caso o aluno inicie na aula presencial em uma modalidade e queira/precise trocar, será permitido.

Conheça nossos professores aqui.

Com todos os cuidados que o contexto exige, os estudantes que cursarem a modalidade presencial nesse semestre poderão frequentar a sala de aula no campus, utilizar a infraestrutura da Unisinos – espaço físico e wifi para acompanhar as aulas virtuais -, ou permanecer no remoto em suas casas.

Confira aqui o material preparado para a acolhida.

Turmas que possuírem atividades práticas em laboratórios e serviços de saúde tem encontros presenciais obrigatórios. Os horários de aula serão sempre:

• Das 8h30 às 11h23;
  • Das 14h às 16h53;
  • Das 19h30 até 22h23.

Nos encontros remotos síncronos, serão cerca de 90 minutos aula. Todas as atividades serão gravadas para que possam ser consultadas na sequência.

Confira aqui todas as plataformas digitais que estão disponíveis para você.

Novo Minha Unisinos

Desde o início do semestre está disponível o aplicativo Novo Minha Unisinos. Com o novo app, o aluno tem um contato direto com o professor, acesso rápido ao portal responsivo para rematrícula e aos autosserviços, como por exemplo, solicitação de atestados, acompanhamento curricular, abertura de vaga, liberação de turno, entre outros. Também será possível realizar o pagamento do boleto com mais facilidade por meio da linha digitável.

Crédito: Divulgação

Para ter acesso aos benefícios disponibilizados, o estudante precisa excluir o atual aplicativo e baixar o Novo Minha Unisinos, que pode ser instalado gratuitamente em smartphones e tablets a partir das lojas Google Play Store e Apple Store. O app utilizado até o momento será descontinuado a partir de março de 2021.

Sala de aula simultânea

O horário cadastrado nas turmas corresponde à programação das interações online e ao calendário dos encontros presenciais. Essas aulas estão previstas para ocorrerem conforme o cronograma de cada curso e em conformidade com os protocolos de saúde recomendados.

Acesso ao Campus São Leopoldo

• Os acessos 2, 3 e 4 estarão abertos e será obrigatório a aferição de temperatura.
  • O Circular fará o trajeto da estação do trem até a rodoviária externa junto ao acesso 2 e retornará para a estação. Confira os horários aqui.
  • Vans e ônibus deveram fazer o desembarque de todos os passageiros na rodoviária externa, no acesso 2, só depois, sem passageiros, devem ir para o pátio (ingressar no Campus), onde o embarque para saída será realizado.
  • O estacionamento retornará com sua operação normal, das 7 às 23h de segunda a sexta, sábados das 7 às 18h.

Acesso ao Campus Porto Alegre

• Todos os acessos abertos com a obrigatoriedade da medição de temperatura corporal nas entradas da Tedu e Labs.

A Unisinos está preparada para receber seus alunos. Uma série de iniciativas está sendo desenvolvida. Confira:

• Todos os professores passaram por um processo de capacitação para a condução das aulas no novo modelo de sala de aula;
  • Todos os protocolos de segurança para combate à pandemia serão implementados nas salas de aula (distanciamento entre todos os participantes, portas e janelas permanecerão abertas, uso de máscara será obrigatório, entre outros);
  • As salas de aula foram equipadas com microfones, câmeras e alto-falantes para proporcionar a interação da turma, estejam os alunos no campus ou em suas casas.

Hub das Escolas

Foram criadas nas Escolas, espaços de conveniências, onde terá café, lanches e mesas equipadas com tomadas. Os HUBs estão localizados no B09, C02, D01, E01 e E02.

Confira os horários de atendimento das conveniências aqui.

Horários de Atendimento nos campi

Crédito: Roberto Caloni

Atendimento:

• Segunda à sexta, das 9h às 21h (em todos os canais de atendimento)
  • Sábado, das 9h às 12h (em todos os canais de atendimento)

Postos:

• Segunda à sexta, das 8h às 21h
  • Sábado, das 8h às 12h

As atividades presenciais estão condicionadas ao contexto externo de regime de bandeiras, estabelecido pelos órgãos responsáveis. O Plano de Contingência Covid-19 Unisinos está em constante revisão, podendo sofrer modificações conforme o cenário exigir. A Universidade seguirá acompanhando e informando a comunidade acadêmica acerca das medidas referentes ao enfrentamento da Covid-19 pelo site unisinos.br/coronavirus.

“A Unisinos formou um comitê de combate à pandemia Covid-19, do qual fazem parte profissionais da área da saúde e diversas outras especialidades. O Comitê foi responsável pela definição dos protocolos de segurança implementados nos campi, que atendem a todos os requisitos estabelecidos pela OMS e demais órgãos da área da saúde das diferentes esferas do poder público”, afirma Guilherme.