Volta às aulas Unisinos 2020

Confira como será o retorno das atividades acadêmicas na Universidade

MICHELLI MACHADO

Estar de férias é bom, mas retornar às atividades também é legal. Para matar a saudade, na próxima segunda-feira, 2/3, a Unisinos espera calouros e veteranos para iniciar mais um ano letivo. Confira como serão as primeiras semanas de aula e tudo o que a Universidade oferece para você.

[Volta às aulas Unisinos 2020-1 Crédito: Rodrigo W. Blum

Ação de acolhida

Durante toda a primeira semana, acontece a ação de acolhida nas Escolas Unisinos. Será o momento de os alunos responderem a uma questão a respeito das dualidades trazidas pela Unisinos no reposicionamento.

A ideia é descobrir o que os estudantes de cada escola pensam a respeito do amanhã. Os painéis ficarão posicionados no Campus São Leopoldo em todas as Escolas e no Centro Comunitário e, em Porto Alegre, na recepção e andar B. Nesses espaços também serão entregues guias de bolso e o mapa do campus.

[Volta às aulas Unisinos 2020-1 Crédito: Rodrigo W. Blum

Na segunda semana, a Universidade irá promover aulas gratuitas de Acro Yoga, um momento de relaxamento para os estudantes. Em São Leopoldo, será na segunda-feira, 9/3, das 16h às 17h, no Centro Comunitário. Em Porto Alegre, será na quarta-feira, 11/3, das 16h às 17h, no Espaço Unisinos. As vagas são limitadas, para se inscrever, clique aqui.

Primeiro dia na Unisinos 

Como posso acessar o campus? Para se localizar, basta acessar o mapa do seu campus e escolher o melhor acesso para entrar na Unisinos. Assim é mais fácil identificar onde fica sua sala de aula.

Como encontro a minha sala?

Se você não sabe qual a sua sala de aula, a dica é o Aplicativo Minha Unisinos. Além disso, é importante ficar atento à sinalização, que é composta por setor, prédio, andar e número.

[Volta às aulas Unisinos 2020-1 Crédito: Rodrigo W. Blum

Cartão Estudantil e Estacionamento

Acesse o campus com o seu cartão e tenha desconto no estacionamento. Quem retirar o tíquete na entrada terá que pagar o valor integral. Para evitar contratempos, certifique-se de que seu cartão esteja sempre em mãos. Caso esteja sem seu cartão ou precise de mais informações acesse o menu Estacionamento, em Minha Unisinos. A compra de créditos de recarga dos estacionamentos também pode ser feita pelo APP sem necessidade de entrar em filas. Outra dica para evitar filas é fazer o pagamento do estacionamento no momento da chegada ao campus. Para mais informações, clique aqui.

Descontos e conveniências

Para conhecer as promoções que estão rolando clique em Campus São Leopoldo e Campus Porto Alegre e aproveite os melhores descontos e cortesias.

Serviços

Acesso à Rede Wi-Fi UNISINOS

Para conectar é necessário usar seu e-mail institucional (usuario@edu.unisinos.br) e sua senha. A configuração é necessária apenas no primeiro acesso, após a primeira configuração, o dispositivo móvel irá reconhecer a rede automaticamente.

A Unisinos também faz parte da Rede Eduroam que integra instituições de pesquisa e ensino em todo o mundo. Além do Brasil, é possível encontrar a rede em mais de 90 países. Em qualquer lugar que aparecer "eduroam" na sua lista de redes Wi-Fi, pode conectar.

Office 365

Para auxiliar na rotina acadêmica, a Unisinos conta com aplicativos do Office 365, que ajuda a realizar as atividades do dia a dia com mais rapidez e simplicidade. Acesse menu Benefícios, em Minha Unisinos.

Minha Unisinos

O Aplicativo Minha Unisinos serve para consultar notas, faltas, histórico curricular, extrato financeiro, entre outras facilidades, e está disponível para iOS e Android.

[Volta às aulas Unisinos 2020-1 Crédito: Rodrigo W. Blum

Unisinos LAB

A plataforma LAB foi criada para incentivar a autonomia e a personalização na trajetória formativa do aluno. Com base em um mapeamento de competências para do século XXI, a ferramenta permite ao estudante escolher os caminhos a seguir no decorrer de sua formação. Estão disponíveis na Unisinos LAB atividades como cursos de extensão e de idiomas; eventos; oportunidades em projetos sociais, de iniciação científica e de incentivo ao empreendedorismo. Muitas das atividades ofertadas são gratuitas. Saiba mais sobre a Unisinos LAB e tudo o que ela oferece.

Novidades na Unisinos

Melhorias no Campus Porto Alegre

O semestre inicia com o reposicionamento das catracas de acesso à Torre Educacional, e a ampliação do foyer do Teatro integrando com o Espaço Luis Fernando Veríssimo. O local terá um amplo e confortável espaço para as pessoas que aguardam os eventos no Teatro. Também teremos novidades na entrada do campus pela Rua Rio Grande, com a implantação de uma faixa de segurança e uma lombada redutora de velocidade para os veículos. Além disso, os ambientes de coworking e estudos, do andar B, próximos à Biblioteca, serão revitalizados e serão colocados pufes para o descanso dos alunos.

Novos horários Biblioteca e Atendimento em São Leopoldo

A partir do dia 2/3 a Biblioteca do Campus São Leopoldo terá novos horários. A parte de acervos atenderá das 8h às 22h e o saguão funcionará das 8h às 22h30, de segunda a sexta, e aos sábados das 8h às 13h. Além disso, a pesquisa do acervo online também está mudando, a partir desse semestre a busca será feita diretamente no link do catálogo. O Atendimento Unisinos terá atendimento online (telefone e skype) de segunda a sexta, no horário das 8h30 às 20h e, aos sábados, das 8h30 às 12h. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta, das 8h às 22h e, aos sábados, das 8h às 12h.

Postos de Atendimento oferecerão novos serviços

Informações e encaminhamento de solicitações e serviços que antes eram realizados pelos alunos somente no Atendimento Unisinos, a partir do dia 16/03 poderão ser feitos nos Postos de Atendimento das Escolas de Gestão e Negócios e Politécnica em São Leopoldo. Além dos serviços que o aluno já encontrava nestes Postos de Atendimento, também será possível realizar ajustes de matrícula, troca de turmas, inclusão de disciplinas e impressão de boletos e documentos.

Novos espaços na Escola Politécnica

Os alunos da Escola Politécnica, no Campus São Leopoldo, irão encontrar novos espaços para lazer e estudo nessa volta às aulas. O setor ganhou uma revitalização de ambientes com a criação de espaços de trabalho, pesquisa e convivência, além de bancos e espreguiçadeiras ao ar livre e novas mesas para coworking.