Virada Sustentável

Evento movimentou o Campus Porto Alegre

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nesta sexta-feira, 6/4, aconteceu a abertura da Virada Sustentável no Campus Porto Alegre. O evento movimentou o Teatro Unisinos durante a manhã. O púbico presente acompanhou uma conferência com o escritor e jornalista, Fernando Gabeira.

O palestrante é conhecido pela sua atuação no Partido Verde, do qual foi um dos fundadores. Na oportunidade, ele comentou sobre a atual situação do país. “Nesse momento em que caminhamos para a eleição 2018, é necessário colocar nas nossas opções e em nosso critério de escolhas, a questão da sustentabilidade”, enfatizou.

Gabeira criticou aspectos como a falta de educação e saneamento básico no país. Ele também destacou a importância do planejamento de uma cidade. “É preciso reorganizar a cidade de uma forma que a gente consiga trabalhar, comprar e morar no mesmo lugar. Podemos incluir essa mudança no planejamento urbano. Para que as viagens urbanas não sejam tão necessárias”, concluiu.

Como o Ensino Superior pode apoiar na transformação do Ensino Básico?

Após o término da conferência, uma mesa foi comandada pelo diretor da Unidade de Graduação da Unisinos, Gustavo Borba. O tema discutido foi o Ensino Superior e a Educação Básica como meta de sustentabilidade. O encontro reuniu o vice-reitor da Unisinos, Pe. Pedro Gilberto Gomes; o pró-reitor de pesquisa da UFRGS, Luís da Cunha Lamb; e o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Luis Nicolas Audy.

Na ocasião, Luís Lamb destacou a importância de utilizar a pesquisa e a inovação que acontece nas universidades para auxiliar o Ensino Básico. Para Jorge Luis Audy é preciso um novo modelo de educação que prepare os jovens para o futuro do país.

“Nós não temos um projeto para o Brasil. E isso tem consequência para a educação. É preciso mudar a nossa perspectiva, criar ambientes. O que temos que fazer na educação é essa consciência da solidariedade ambiental. Mas é a solidariedade para toda a vida”, afirmou Pe. Pedro.

Programação completa

As atividades no Campus Unisinos Porto Alegre seguiram durante esta tarde. E a Virada Sustentável acontece até domingo, 8/4. As informações e como participar estão no site do evento.