Vice-reitor da Unisinos é o novo presidente do Conselho Superior da Fapergs

Crédito: Divulgação

O vice-reitor da Unisinos Pe. Pedro Gilberto Gomes, é o novo presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – Fapergs. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado nessa terça-feira, 12/1.

“O Conselho Superior da Fapergs é composto por pessoas altamente qualificadas do mundo acadêmico e do mundo empresarial. Considero que é um gesto de reconhecimento e apreço pelo meu trabalho no Conselho, mas também como coroamento de uma vida dedicada à pesquisa e à gestão acadêmica”, afirma Pe. Pedro.

O Conselho Superior é responsável pela definição da política e linhas gerais de atuação da instituição, cabendo a implementação das diretrizes ao Conselho Técnico- Administrativo (CTA). O grupo é formado por 12 pesquisadores com reconhecida atuação na área científica e tecnológica do Estado.

“A função do Conselho Superior é apoiar a Diretoria na sua gestão de apoio à pesquisa. Vamos continuar essa missão avaliando e discutindo o Plano de Atividade da Fundação que será gerenciado pela Diretoria. No momento, nossa ação primordial é aprovar a definição das áreas prioritárias da Fapergs, alinhando-as com as necessidades da comunidade Rio-grandense”, explica.

A Fapergs visa fomentar a pesquisa e a inovação em todas as áreas do conhecimento. O novo presidente do Conselho Superior destaca o apoio da fundação, há décadas, no desenvolvimento do RS. “Esse momento de pandemia está demonstrando a importância de nossas Universidades e Institutos de pesquisa e inovação para propor soluções para o problema que nos assola. Essa é a hora de apoiar uma inflexão tecnológica no Estado. É importante articular nossos Parques Tecnológicos, disseminados por todo o RS para que se empenhem na busca solidária de soluções”, completa.

Pe. Pedro possui formação em Filosofia, especialização em Teologia e mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação. Além de integrar a reitoria da Universidade, atua como professor.