Unisinos vence Prêmio de Responsabilidade Social

Instituição foi destaque na categoria universidade

Vinícius Reis / Agência ALRS

Em solenidade realizada no Teatro Dante Barone, a Assembleia Legislativa fez a entrega, na noite desta quinta-feira (13), do Prêmio Responsabilidade Social 2014 – Tema Norteador Educação. Neste ano, 126 entidades receberam certificados da premiação, dentre as 161 inscritas. Em outubro foram escolhidos e divulgados os vencedores dos troféus das dez categorias que compõem a premiação, além de 27 ganhadores de medalhas. O vencedor do Prêmio Destaque RS – Tema Norteador Educação só foi conhecido durante a solenidade.

Troféu Destaque RS

Dez entidades foram selecionadas como as de melhor desempenho em suas categorias e receberam o Troféu Destaque RS:

Entidade sem fins lucrativos: – Associação de Assistência em Oncopediatria (Amo Criança)

Grandes Empresas – Bebidas Fruki S.A.

Municípios – Bento Gonçalves

Entidades governamentais – Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan)

Sociedades cooperativas – Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Alto Uruguai – Sicredi Alto Uruguai R/SSC

Entidade sem fins lucrativos (até R$ 500.000,00) – Instituto Tarcísio Michelon

Micro e Pequenas Empresas – Lenz Bergesch Contabilidade

Instituições de Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Profissionalizante – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai

Médias Empresas – SOGIL – Sociedade de Ônibus Gigante Ltda.

Instituições de Ensino Superior – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.

O Prêmio

Pioneiro no país, o Prêmio de Responsabilidade Social é promovido pelo Parlamento rio-grandense e tem por objetivo incentivar o envolvimento de instituições em práticas de responsabilidade social voltadas para o bem-estar social. Os dados são encaminhados pelas empresas e entidades por ocasião de sua inscrição e, posteriormente, avaliados por uma Comissão Mista – integrada por representantes de entidades da sociedade civil organizada e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do RS – responsável por apurar os investimentos das organizações inscritas em ações desta natureza e definir os premiados. O Tema Norteador, que neste ano é Educação, foi instituído a partir de 2007 e tem como objetivo destacar as ações pontuais de grande importância para a sociedade.

A Comissão é formada por representantes da Fiergs, da Federasul, da Fecomércio, da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas, da Ocergs/Sescoop, da Famurs, do Sesi, do Sesc, da ONG Parceiros Voluntários, do Fórum RS de Responsabilidade Social, do Conselho Regional de Contabilidade, do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, da Associação Riograndense de Imprensa, da Federação das Associações dos Servidores Públicos e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social/RS.

No final do mês passado, a presidente da Comissão Mista, Simone Imperatore, divulgou os vencedores nas diversas categorias e destacou que os critérios que são utilizados para as escolhas são objetivos, levam em conta fatores quantitativos e qualitativos, e têm sido aperfeiçoados ao longo dos 15 anos da distinção. “O objetivo do Prêmio é promover a cultura da responsabilidade social no Rio Grande do Sul e tem como base a solidariedade, corresponsabilidade e trabalho voluntário”, declarou.

O coordenador da Divisão de Prêmios da Assembleia Legislativa, Flávio Dalbosco de Oliveira, destaca que, em 2014, foi introduzida uma inovação no modelo de avaliação. “As doze entidades que apresentaram os melhores cases foram pré-selecionadas e puderam apresentar seus trabalhos para a Comissão Mista em um seminário que organizamos em outubro”, salientou.

As medalhas e os troféus dos vencedores do Prêmio Responsabilidade Social são uma criação do artista plástico José Carlos Moura e foram entregues pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossella; pela presidente da Comissão Mista, Simone Imperatore, e convidados.

Confira o relatório de Responsabilidade Social Universitária da Unisinos, o Balanço Social, aqui.