Unisinos torna-se Hub de Referência da United Nations Academic Impact

O convite reforça o compromisso da Universidade na promoção de ações para resolução de problemas globais

Crédito: Getty Images

A partir de 2021, a convite da United Nations Academic Impact (UNAI) a Unisinos torna-se o hub de referência do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11 da Agenda 2030 da ONU, que tem como missão tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. A Unisinos, membro da UNAI desde 2019, foi selecionada dentre 1.500 instituições de ensino superior ao redor do mundo e é a primeira universidade brasileira a ser um hub de um ODS.

Segundo a articuladora do Espaço Colaborativo de Fomento à Extensão Universitária e professora de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Aline Bueno, tornar-se um Hub da UNAI significa, entre outras coisas, que a Unisinos é uma fonte de referências de boas práticas para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis, resultado de seu compromisso educacional de desenvolver práticas que articulam extensão, ensino e pesquisa como forma de formar profissionais comprometidos com a melhoria dos espaços em que vivemos. “A universidade já vem realizando inúmeras ações nesse sentido, tanto na pesquisa, quanto no ensino e na extensão, o que levou ao convite feito pela UNAI. Ao longo do período entre 2021 e 2024, a Unisinos se compromete a realizar outras atividades que possam ampliar ainda mais o impacto acadêmico na implementação da Agenda 2030 da ONU”, conta a professora.

Aline também afirma que a parceria resultará em eventos, projetos, estudos e outras ações tanto na graduação quanto na pós-graduação. “Há ainda a possibilidade de ações conjuntas com outras universidades que fazem parte da UNAI assim como com outras iniciativas da ONU”.

A professora explica que os estudantes poderão desenvolver competências e adquirir conhecimentos através do envolvimento em diversas ações em prol do ODS 11. “Além de terem a oportunidade de contribuir com as metas do ODS 11 como, por exemplo, garantir o acesso de todos à habitação segura e adequada, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades e fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo. Por essa iniciativa, os alunos também terão acesso a informações sobre bolsas de estudos, concursos, eventos acadêmicos, workshops e chamadas de artigos. Esta parceria abre portas para a universidade estar em contato direto com outras instituições em âmbito mundial e isso gera oportunidades para os alunos em diferentes níveis de formação, principalmente na perspectiva de internacionalização”.

Para o public information officer do Departamento de Comunicações Globais da UNAI, Omar Hernandez, as universidades e faculdades são componentes centrais e fundamentais da ampla gama de parceiros das Nações Unidas. “Além de possuir e fornecer o conhecimento e a expertise em questões críticas da agenda global, as universidades são chamadas a impulsionar e fomentar o reconhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, claro, sua implementação. As instituições de ensino superior devem ser catalisadoras de soluções inovadoras para os desafios que todos enfrentamos. Por meio de seu ensino, pesquisa e envolvimento da comunidade, os ODS Hubs da UNAI estão bem posicionados nesse sentido”, conta.

Omar explica que, no caso da Unisinos, destacou-se a inclusão da responsabilidade social em sua missão geral, o sucesso do Tecnosinos e sua atuação em áreas como energias renováveis e tecnologia ambiental, programas acadêmicos relacionados à Arquitetura e Urbanismo, o Programa de Prática Acadêmica de Extensão Universitária Cidades Sustentáveis, os projetos urbanos que a universidade têm promovido em áreas e comunidades carentes e, claro, o fato de ter sido a primeira universidade latino-americana a receber a certificação ISO 14001 por sua gestão ambiental em campus.

“Esperamos que a Unisinos continue a liderar pelo exemplo e a se envolver conosco, com o restante dos ODS Hubs e com todos os membros da UNAI para trabalhar conjuntamente para o avanço do Objetivo 11 dentro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, finaliza o public information officer.

Sobre a UNAI

A United Nations Academic Impact (UNAI) é uma iniciativa que alinha as instituições de ensino superior com as Nações Unidas no apoio e contribuição para a realização de seus objetivos e mandatos, incluindo a promoção e proteção dos direitos humanos, acesso à educação, sustentabilidade e resolução de conflitos.

Acesse aqui a página da Unisinos no site da UNAI.