Unisinos tem a melhor graduação privada do Brasil

Os dados são da avaliação divulgada pelo Ministério da Educação (MEC)

MICHELLI MACHADO
08 de Março de 2017 - 15:43 | Atualizado: 10 de Março de 2017 - 10:02

Pela quarta vez consecutiva, a Unisinos conquista a posição de melhor graduação privada do Brasil. A notícia foi divulgada nesta quarta-feira, 08 de março, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Na trilha da excelência acadêmica, a Unisinos conseguiu ainda outras importantes colocações: melhor universidade entre as particulares da Região Sul e terceira melhor no ranking brasileiro.

[Unisinos tem a melhor graduação privada do Brasil

Os dados são da avaliação divulgada pelo Ministério da Educação (MEC). Os números mostram a nota da Universidade pelo Índice Geral de Cursos (IGC), que foi de 3,52. Os resultados obtidos combinam as avaliações da Graduação e as notas da Pós-Graduação (Mestrados e Doutorados) atribuídas pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

“Esse resultado é o espelho de um processo de planejamento contínuo e execução qualificada na busca pela excelência acadêmica”, destaca o diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba. Para Borba, o importante é ver que as ações que estão sendo planejadas e executadas pela Unisinos estão efetivamente dando resultado.

A posição de melhor graduação entre as universidades privadas do país considera os conceitos dos 55 cursos avaliados no último triênio. Em 2016, foram avaliados 23 cursos. Entre esses, 5 conquistaram nota 3; 17 obtiveram nota 4 e a graduação de Relações Internacionais, do Campus Unisinos Porto Alegre, conquistou nota 5, que é a avalição máxima concedida pelo MEC a um curso.

Com relação à conquista da melhor graduação, Borba acredita que o resultado se deve a uma entrega qualificada que professores e funcionários fazem para os alunos na construção de cursos inovadores. Esses cursos atendem às questões curriculares do MEC, mas que também trazem elementos de inovação, que fazem a diferença na formação acadêmica. “É importante ressaltar que uma parte desse conceito está relacionada a nota que os alunos tiram no Enade e à seriedade com que eles encaram essa prova, onde demonstram efetivamente o conhecimento que construíram na Unisinos”, enfatiza.

Segundo o diretor, é fundamental valorizar a participação dos estudantes. “Os alunos são nossos parceiros neste processo”, salienta. “Na prática, esse resultado é a consolidação de um trabalho coletivo entre professores, funcionários e alunos, na construção efetiva do conhecimento e na transformação dos cursos em profissões que têm um grande futuro”, finaliza.

Este conteúdo é carregado quando for exibido na tela