Unisinos promove debate com candidatos à prefeitura de São Leopoldo nesta quinta-feira

Crédito: Guilherme Pech / Beta Redação

Faltando pouco mais de duas semanas para as eleições municipais de 2020, a Unisinos, através da Beta Redação, promove debate com candidatos à prefeitura de São Leopoldo, nesta quinta-feira, dia 29, a partir das 20h. Em razão da pandemia, ele será online, com transmissão ao vivo através do Facebook e YouTube da Beta Redação.

Dos quatro candidatos, três estarão presentes: Ary Vanazzi (PT), da coligação Nosso Trabalho Constrói o Futuro; Professor Célio (PSOL), do PSOL; e Professor Nado (CIDADANIA), da coligação São Leopoldo em Primeiro Lugar. Concorrendo pelo Democratas, o Delegado Heliomar não aceitou os convites realizados pela produção. Foram realizadas inúmeras tentativas, tanto para as reuniões como para o debate, porém, todas sem êxito.

Ao longo do encontro, os candidatos terão a oportunidade de apresentar suas propostas de governo e responder a questões encaminhadas pela comunidade acadêmica, assim como outras levantadas pela equipe da Beta Redação.

Mediado pela aluna Letícia Costa, o debate contará com quatro blocos. No primeiro, os candidatos responderão a perguntas encaminhas pela comunidade acadêmica e terão ainda um minuto e meio para suas considerações iniciais. Já o segundo será formado por questões sobre temas livres, elaboradas pela produção do debate. A seguir, no terceiro bloco, os candidatos responderão novamente a questões desenvolvidas pela produção, porém sobre temas específicos. Finalizando, no quarto bloco, os candidatos farão perguntas com tema livre. Serão duas rodadas. Após isso, cada um terá um minuto e meio para suas considerações finais. A ordem de resposta de cada bloco foi definida em sorteio realizado nessa segunda-feira, dia 26, durante reunião com os coordenadores das campanhas.

Coordenador geral do debate, e professor da disciplina de Beta Política ao lado do colega Felipe Boff, Daniel Bittencourt destacou a importância da iniciativa. “A Unisinos, através do Laboratório Experimental de Jornalismo Beta Redação editoria de Política, mantém a sua tradição republicana de promover o debate de ideias e de projetos para as cidades onde a universidade atua. Estamos alinhados com o papel promovido pela reitoria, de construir conhecimento no campus e levá-lo até as comunidades onde estamos inseridos. Por isso a Beta Redação promove essa discussão”, ressaltou.

Aluno da disciplina de Beta Política, Guilherme Pech reforça o que significa, para os acadêmicos, ter a oportunidade de participar da produção de um debate eleitoral. “Organizar e realizar um debate político, para mim, enquanto aluno, é um importante experimento sobre um dos alicerces do jornalismo: o exercício da democracia e do papel cidadão na política”, destacou.

Informações sobre o debate podem ser acompanhadas no Instagram e Facebook da Beta Redação (@betaredacao).