Unisinos participa de audiência pública sobre filantropia

Reunião aconteceu na tarde dessa segunda-feira, 14/10, no Palácio Farroupilha

Crédito: Divulgação

Na tarde dessa segunda-feira, 14/10, aconteceu uma Audiência Pública para discutir os efeitos da possível revogação da Filantropia para entidades na área da educação, conforme se anuncia no debate da Reforma da Previdência. O reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino participou da agenda que foi realizada no Palácio Farroupilha.

A Unisinos tem acompanhado as questões relativas ao fim da filantropia para universidades comunitárias, pois entende que as bolsas são um direito dos alunos. “É uma forma inclusiva de trazer para universidade estudantes que sem esse incentivo não teriam acesso ao ensino superior em instituições privadas, já que é a filantropia que garante esse direito. Universidades filantrópicas concedem bolsas e desenvolvem ações sociais em contrapartida ao benefício fiscal. Hoje, a Unisinos tem 3.434 bolsas vinculadas ao Prouni pela filantropia e 17 projetos sociais, que atendem cerca de 24 mil pessoas por ano”, enfatizou o gerente de Ação Social da Unisinos, Nestor Pilz.

Para a estudante do curso jornalismo e integrante do DCE da Unisinos, Gabriele Soares, é importante que a Universidade e os estudantes se posicionem em defesa das entidades educacionais filantrópicas. “É fundamental garantir o direito de bolsas de ensino e pesquisa dentro da instituição. O Prouni, por exemplo, oferece aos estudantes, muitas vezes, o único acesso ao ingresso no ensino superior, sendo uma das principais bolsas de ensino da Instituição”, afirmou.

A Unisinos seguirá monitorando questões relacionadas ao tema, e buscando a manutenção dos benefícios da comunidade universitária.