Unisinos e Dell firmam parceria em Design de Produtos Digitais

O Programa visa capacitar profissionais para a execução de funções na área de Tecnologia da Informação e Comunicação

Crédito: Divulgação

No momento em que muitos setores são afetados pela pandemia, Unisinos e Dell se unem em uma parceria que selecionará bolsistas para uma capacitação em Design de Produtos Digitais centrado no usuário, para atender uma área do mercado com procura de profissionais que dominem a convergência entre o design e a TI. O Dell Product Design Program (DPDP) tem como objetivo a qualificação para a execução de funções na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Para o professor e coordenador do Programa na Unisinos, Filipe Campelo a parceria tem muita importância, principalmente, nesse momento de pandemia e redução das oportunidades no mercado de trabalho. “A possibilidade de constituir um Programa de formação de maneira integrada às necessidades de uma empresa como a Dell são extremamente valiosas como uma forma de qualificar inclusive o nosso processo de formação de alunos”, afirma.

O coordenador do Programa na Dell, Marcos Nähr destaca que essa parceira é extremamente importante e possibilita ao estudante um aprofundamento dos conhecimentos e das competências disciplinares em uma nova esfera de aprendizagem. “Para a Dell, o valor está em aproximar a realidade da empresa do universo acadêmico buscando novas ideias e perspectivas para o trabalho desenvolvido por nossos profissionais”, completa.

O Programa é direcionado para as áreas de Jogos Digitais, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet, Análise e desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Design, Design de Produto, Comunicação Digital, Engenharia da Computação, Publicidade e Propaganda. É uma formação pensada para o profissional interessado em focar sua carreira e atuação para área de design de produtos para a tecnologia da informação.

“O principal diferencial desse profissional que está sendo formado é a possibilidade de um alinhamento de todo conteúdo teórico com as práticas e as necessidades reais de uma organização de grande porte e atuação global como a Dell. Além de contar com a mentoria dos professores no momento de atuação em equipes de projeto, o que possibilita a formação de um profissional mais capacitado”, explica Filipe.

De acordo com Marcos, o Design é uma área que está crescendo muito no mundo todo e na Dell não é diferente. “Precisamos nos preparar para uma demanda considerável por profissionais desta área nos próximos anos. Além disto, a Unisinos possui um histórico consolidado nesta área com cursos de graduação, mestrado e doutorado que trabalham com questões de cultura, tecnologia, inovação e criatividade”, afirma.

O Dell Product Design Program tem a intenção de suprir essa demanda do mercado e permitir ao profissional o completo percurso formativo com uma capacitação técnico-científica específica. A parceria visa formar profissionais multidisciplinares, que possuam competências distintas, versáteis e, ao mesmo tempo, complementares às equipes de desenvolvedores de produto e programação presentes em empresas de tecnologias de informação. O Programa acontece em duas etapas.

1. Na Unisinos, a capacitação teórica e prática em pesquisa e no desenvolvimento de projetos de produtos digitais.

2. Na Dell, a imersão prática em equipes de projeto para atuar em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em TIC.

Filipe conta que a parceria visa um campo que estava desassistido e evidencia a seriedade da Unisinos no ensino e na pesquisa. “Esse tipo de capacitação tem sido um dos pilares da pesquisa e desenvolvimento corporativo (P&D), mas o modelo adotado por Dell e Unisinos possui o diferencial de trabalhar especificamente a área de design e também por focar muito na formação dos alunos através de suporte e mentoria constante”, completa Marcos.

A intenção é formar profissionais capacitados em design de produtos digitais habilitados para atuação dentro da organização Dell. O programa tem duração de 5 meses na Unisinos e na sequência o aluno passa para um período de prática na Dell. Ao todo, serão dois anos de programa, onde o aluno receberá o valor da bolsa para participar. As aulas iniciam em setembro. Ficou interessado? Confira o edital neste link e inscreva-se aqui até 14/8, é preciso efetuar login na página. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail programadelldp@unisinos.br.