Unisinos completa um ano de ensino e atuação administrativa em ambiente virtual devido à pandemia

Crédito: Rodrigo W. Blum

Atenta à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e para evitar aglomerações, a Unisinos decidiu, há um ano, pela migração das aulas presenciais para o ambiente virtual. Diante disso, a Universidade acelerou a formação de professores e aperfeiçoou seu suporte tecnológico às atividades acadêmicas. Para preservar a saúde e o bem-estar da comunidade acadêmica, a instituição evoluiu para o atendimento remoto, mantendo o suporte de serviços ao mesmo tempo em que também resguarda a saúde do seu corpo técnico-administrativo, que atua em home office.

A instituição desafiou o amanhã quando se dispôs a transferir suas operações para o ambiente virtual. Na resposta a esse grande desafio, cabe reconhecer o comprometimento e o empenho demonstrados pela comunidade acadêmica. Juntos, foi possível continuar aprendendo e disseminando conhecimento, fruto do esforço de cada um para cumprir a missão da Universidade em entregar um ensino superior de excelência.

“Hoje faz um ano que tomamos a decisão de migrar, em dois dias, nossas atividades presenciais para o modo remoto, em estupenda demonstração de competência, resiliência, sensibilidade e profissionalismo envolvendo os diversos estamentos da Universidade. Reiterando o agradecimento da Unisinos, faço memória dessa data que nos enche de esperança e confiança como Universidade”, afirma o reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino.

Os colaboradores da Unisinos trabalham diariamente para que o ambiente virtual de aprendizagem se mantenha estável, garantindo o andamento das aulas. Além do apoio virtual, a Universidade desenvolveu um Plano de Contingência (PC COVID-19), que define as medidas de prevenção ao contágio no ambiente laboral e social, e orienta a comunidade acadêmica em relação às diretrizes estabelecidas pela Universidade, o Governo e órgãos reguladores.

A pandemia trouxe muitos ensinamentos: a Unisinos qualificou professores e serviços, investiu em tecnologias e está preparada para garantir a excelência das aulas no ambiente remoto, enquanto a situação exigir. E tudo isso graças a um trabalho realizado em conjunto. Com a colaboração de todos, em breve, a comunidade poderá se reencontrar nos campi da Unisinos novamente. Mas não esqueçam: este é um momento que exige extremo cuidado e atenção com a saúde. A Universidade seguirá acompanhando o quadro da pandemia e informando a comunidade universitária acerca das medidas referentes ao enfrentamento da Covid-19 pelo site unisinos.br/coronavirus.