Unisinos 1969-2019: construindo a comunidade universitária

Encontro de Abertura do Semestre Letivo 2019/1 aconteceu nesse sábado, 23/3

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na manhã do último sábado, 23/3, aconteceu o tradicional Encontro de Abertura do Semestre, no Campus São Leopoldo. O tema central do evento foi “Unisinos 1969-2019: construindo a comunidade universitária”. Antes de iniciar as atividades previstas para o encontro, o reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, recepcionou os presentes no saguão do Anfiteatro Padre Werner, para um café da manhã e um momento de confraternização.

O evento começou com o reitor dando boas-vindas. “Sejam todos bem-vindos para a 27ª edição do Encontro de Abertura do Semestre. Obrigado pela presença de todos. Nós somos uma universidade comunitária porque ouvimos a comunidade e temos esse encontro de transparência”, afirmou Pe. Marcelo.

O reitor também falou da Campanha da Fraternidade de 2019 e lembrou várias tragédias ocorridas no Brasil desde 2013. “O que a gente sente diante desse breve levantamento?”, questionou. E convidou todos a lerem um salmo que dizia “o Senhor te guardará de todo mal”.

Resultados de nossa operação

O pró-reitor acadêmico e de relações internacionais, Alsones Balestrin apresentou os números acadêmicos e sociais de 2018. “O estrito senso tem se mantido estabilizado no número de alunos”, afirmou, e destacou que os 17 projetos sociais da Universidade fazem cerca de 24 mil atendimentos por ano.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Os números econômicos e financeiros do último ano foram apresentados pelo pró-reitor de Administração, Luiz Felipe Vallandro, que falou também dos investimentos em ensino, infraestrutura e TI feitos na Universidade.

Curricularização da Extensão

O diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba, destacou da importância de desenvolver as competências do profissional do século XXI e apresentou o site de Inovação Social. “O que abastece a Graduação PRO é a curricularização da extensão. Tudo isso está dentro da plataforma LAB. O aluno tem o currículo do curso e a plataforma onde ele pode ver quais competências está desenvolvendo”, explicou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Borba falou ainda dos espaços colaborativos onde esses projetos se encontram. “Hoje esses espaços são virtuais, mas queremos ter um laboratório, um espaço físico”, afirmou.

Projetos Estratégicos Unisinos – 2018-2021

O pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais listou os objetivos estratégicos traçados para o período e os projetos para atingir esses objetivos. “O foco do quadriênio é crescimento e sustentabilidade econômica e financeira”, enfatizou Balestrin.

Borba falou de Graduação PRO e da importância de colocar o aluno no centro. “Esse processo começou lá em 2011, com inovação na sala de aula e no currículo, sempre com a ideia de vivência prática da carreira”, destacou.  Nesse momento, foi entregue ao reitor, pelas colegas Luciana Curra e Juliana Wolfarth, um relatório do histórico do trabalho feito para a Graduação PRO.

A Educação Online foi apresentada pelo diretor da nova Unidade de Educação Online, Vinícius Souza. “Estamos vivendo um tempo de muitas transformações e a internet é responsável por esse cenário contemporâneo em que a tecnologia é um fator de transformação”, afirmou. O diretor trouxe dados que apontam que um em cada três alunos do Ensino Superior está no EAD. “No RS são mais de 121 mil estudantes de graduação na modalidade EAD, e segundo o senso 2% são alunos da Unisinos, precisamos crescer mais”, enfatizou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Vinícius também destacou diferenciais da Educação Online da Unisinos. “Na Unisinos nós nunca compramos conteúdos de fora. Tudo é produzido pelo nosso corpo docente”, afirmou.

Mensagem dos convidados

Dois convidados especiais participaram do evento e tiveram um momento de fala. Primeiro foi a vez do professor integrante da Câmara de Educação Superior do CNE, Paulo Barone. “Vivenciar esse momento e me aproximar de pessoas como o Pe. Marcelo em ajudou a ter uma percepção maior sobre as Universidades Comunitárias. Aqui foi possível a percepção de que o DNA institucional é importante para qualquer atuação da Universidade. A Unisinos visivelmente tem um plano de voo, uma percepção de onde quer chegar”, afirmou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Em seguida, quem fez uso da palavra foi o integrante do Comitê da Aliança para Inovação de Porto Alegre e superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUC/RS, Jorge Audy. “A Aliança representa nossa vontade de crescer e superar desafios juntos. Grandes instituições no mundo inteiro crescem juntas”, destacou Audy, e finalizou sua fala dizendo: “Hoje, tive uma aula de gestão acadêmica e transparência”.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O reitor encerrou o evento afirmando que somos uma comunidade de oportunidades e não de privilégios. “Nos próximos anos vamos com calma, mas com inteligência, trabalhando os temas transversais que vão desenhar o itinerário do ensino, da pesquisa e da extensão”, ressaltou Pe. Marcelo. Em seguida, abriu o espaço para questões e finalizou os trabalhos convidando todos para rezar um Pai Nosso.