Tempo de solidariedade

Comitê da Unisinos entrega 100 cestas de Natal a famílias carentes de São Leopoldo

No decorrer do mês de dezembro, a comunidade acadêmica da Unisinos uniu esforços para arrecadar alimentos e transformar o Natal de algumas famílias de São Leopoldo. A ação foi uma iniciativa do Comitê Solidariedade, integrado por professores e funcionários de diversas áreas da universidade. Nos dias 18 e 21, voluntários montaram as cestas, que foram entregues a participantes dos projetos sociais Pasec e Tecnosociais. A dedicação de cada um contribuiu para que a meta de 100 cestas fosse atingida.

Comitê da Solidariedade preparando as cestas de natal.

A funcionária da Unitec, Delmara Bohrer, que participou da iniciativa como voluntária, salienta que ações como esta são o mínimo que podemos fazer para mudar a realidade de famílias carentes. “Eu espero que os contemplados fiquem muito felizes com a recepção destas cestas. Queremos levar um pouco de conforto para eles”, diz.

Comitê da Solidariedade preparando as cestas de natal.

Outra funcionária que participou da confecção das cestas foi Mariluza Nardino. Ela destaca que em época de final de ano, é sempre bom pararmos um tempo para refletir e ajudar ao próximo. E, da mesma forma, lembrarmos que é importante praticar a solidariedade não só no Natal, mas em outras datas do ano. “Existem tantos que têm muito, e muitos que têm pouco. E, se temos a oportunidade de levar um pouco mais de carinho para famílias menos abastadas, e tornar o dia delas mais feliz, não podemos hesitar em ajudar. Atos solidários sempre fazem a diferença no mundo”, frisa.

A entrega das cestas foi realizada na segunda-feira, dia 21. As doações excedentes foram repassadas ao Banco de Alimentos do Vale dos Sinos, que encaminhou à Associação da Turma do Sopão de São Leopoldo, iniciativa que atende as famílias carentes da Vila Vicentina.

Sonhos realizados

Um grupo de funcionários do Atendimento Unisinos doou brinquedos e material escolar à Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente de São Leopoldo. “Ao todo, foram 100 pacotinhos. Todos receberam presentes. As crianças, brinquedos, e os adolescentes, material escolar”, destaca Jenifer Lima, integrante da Equipe Motivação, criada pelos funcionários do Atendimento Unisinos.

A entrega dos presentes ocorreu no último sábado, dia 19 de dezembro. A equipe colocou gorros de Natal e foi até a instituição, junto com o Papai Noel, entregar os brinquedos para cada criança. A iniciativa possibilitou que esses pequeninos, por alguns instantes, vivessem a magia do Natal.

Outra iniciativa solitária que ocorreu no campus, durante o mês de dezembro, foi a adoção de uma cartinha, na Agência dos Correios. Segundo a gerente da agência, Roberta da Silva Neto, 100% das cartinhas entregues dentro do prazo foram adotadas. Ao todo, mais de 200 crianças terão um Natal mais feliz, graças a solidariedade de quem escolheu ajudar.