Revitalização da Avenida Unisinos

Universidade entrega projeto que prevê a modernização da via para os secretários do município

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nessa quinta-feira, 14/3, aconteceu a conclusão do Seminário Projeto de Revitalização da Avenida Unisinos. Durante o evento, a Universidade entregou o projeto de modernização da via, desenvolvido pelos estudantes do curso de Engenharia Civil, sob a coordenação do professor João Hermes Nogueira Junqueira, aos secretários municipais de São Leopoldo. Entre os estudos realizados pelos alunos está a avaliação estrutural para a restauração do pavimento da Avenida Unisinos, o orçamento de soluções para restauração estrutural e funcional da via e a proposição de melhorias para a geometria e drenagem da avenida.

O diretor da Unidade de Apoio de Operações e Serviços, Cristiano Richter, agradeceu ao curso de Engenharia Civil e destacou que o projeto leva em consideração a trajetória da avenida. “Nós temos aqui o Tecnosinos, que é o maior empregador de São Leopoldo, gerando cerca de 6 mil empregos diretos. Contando com o fluxo dos alunos e professores Universidade são cerca de 30 mil pessoas circulando na avenida”, afirmou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, parabenizou os idealizadores do projeto e enfatizou que a Universidade está investindo cada vez mais na extensão universitária, inserindo experiências sociais nos currículos, e aumentando a entrega para a comunidade. “Eu fico muito orgulhoso dos estudantes da nossa Unisinos, que desenvolvem o lado acadêmico e também o senso de comunidade, como a entrega desse trabalho que está sendo feita hoje para São Leopoldo”, ressaltou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Pensando em contribuir com a prefeitura, a Universidade, através do curso de Engenharia Civil e com o auxílio da Unidade de Apoio de Operações e Serviços, direcionou quatro Trabalhos de Conclusão de Curso para pesquisar sobre alternativas para a plena revitalização e modernização da Avenida Unisinos. Os estudantes que fizerem suas monografias sobre o tema foram Douglas Ritter dos Santos, Felipe Teixeira dos Santos, José Luiz Schons Júnior e Luisadora Schreiber Cornely. Júnior e Luisadora estiveram presentes no evento e apresentaram seus projetos, que propõem a reestruturação do pavimento e a geometria e drenagem da via, para o público.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O coordenador do seminário, que é especialista em trânsito, afirmou que o grande desafio desse projeto é transformar a Avenida Unisinos em um modelo de mobilidade urbana sustentável. “Ao utilizar professores e alunos na busca de soluções efetivas para casos reais da comunidade, além de melhor capacitar seus estudantes para o exercício da profissão, a Unisinos atende seu direcionamento estratégico de desenvolvimento regional”, destacou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O evento aconteceu no Portal de Inovação, no Campus São Leopoldo, e apresentou ao público o trabalho realizado pelos estudantes. Na ocasião, o projeto foi entregue para os secretários da Prefeitura Municipal de São Leopoldo.

Um breve histórico da Avenida

Construída em 1973, a Avenida Unisinos tem 2,5km de extensão e é o principal acesso ao Campus São Leopoldo, e também uma das vias mais movimentadas do município. Com a chegada do trem à cidade, em 1997, e mais recentemente com a construção do viaduto transversal, em 2011, a avenida se tornou um dos principais corredores viários de São Leopoldo. Especialmente nos horários de pico, início e término das aulas da Universidade, o volume de tráfego chega ao limite de sua capacidade.

Crédito: Acervo histórico

Desde sua criação até os dias atuais, a avenida sofreu várias intervenções físicas e operacionais por parte da prefeitura, muitas vezes tendo como parceira a Unisinos, para adequar a via às necessidades dos usuários. Hoje, a avenida é uma das mais importantes entradas da cidade, devido sua ligação com a BR 116. Por isso, precisa de um projeto moderno de mobilidade urbana, que inclua a restauração de seus pavimentos, a modernização de sua geometria, drenagem e implementação de uma ciclovia. Conforme dados apresentados, a revitalização da Avenida Unisinos necessitaria de um investimento de cerca de 6 milhões de reais.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar