Programa Brasil – Estados Unidos de Modernização da Educação Superior

Iniciativa possibilita troca entre universidades brasileiras e americanas

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nesta sexta-feira, 18/10, uma comitiva de professores da Escola Politécnica, recebeu os pesquisadores americanos Katie Basinger, da University of Florida, e Luís Rabelo, da University of Central Florida, para uma visita nos campi de Porto Alegre e São Leopoldo. Katie pesquisa na área de implementação de práticas pedagógicas inovadoras na Engenharia. Já Luís, trabalha a questão de projeto sobre currículo, TCC, avaliação de competências da ABET. Além disso, o pesquisador também fala sobre interdisciplinaridade nas carreiras profissionais e internacionalização.

A agenda iniciou na capital com uma reunião de apresentação da Unisinos com a participação do decano da Escola Politécnica, Sandro Rigo e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Maurício Mâncio e da professora da Unisinos Tatiana Rocha, coordenadora dos cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia Biomédica. Em seguida, o grupo seguiu em um tour pelo Campus Porto Alegre.

A parte da tarde contou com um encontro com professores e coordenadores de cursos de graduação no Portal de Inovação, no Campus São Leopoldo. Na ocasião foi feita uma apresentação do Programa Brasil – Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (PMG – EUA), onde foi discutido sobre a experiência dos professores norte-americanos na avaliação de competências para atender a ABET e algumas práticas pedagógicas. A visita foi finalizada com um tour pelos Institutos Tecnológicos da Unisinos e com uma reunião com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, Luiz Alberto Oliveira Rocha.

Nos EUA

Dentro do mesmo projeto, no final do mês de setembro, os coordenadores da Graduação em Engenharia Civil, Jeferson Ost Patzlaff, e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Maurício Mâncio, acompanhados do estudante de doutorado em Economia da Unisinos, Adriano Gewehr, assistente do Programa Brasil – Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (PMG – EUA), estiverem em Missão Técnica nos Estados Unidos.

Crédito: Arquivo Pessoal

Durante duas semanas, o grupo visitou a Universidade da Califórnia, a Universidade de Stanford e a Universidade Santa Clara, e teve a oportunidade de conhecer espaços de ensino inovadores e identificar tecnologias, técnicas e rotinas utilizadas nas salas de aula. Entre os locais visitados podemos destacar o novo campus da Google, em Redwood City e a sede da Apple, em Cupertino. “As empresas têm selecionado profissionais com formação sólida e cujo perfil pessoal destaque iniciativa, comprometimento, inovação, visão social, domínio do idioma inglês, capacidade de pensar e solucionar problemas”, apontou Jeferson.

“O projeto está apenas iniciando, mas a partir desses primeiros contatos já começam a surgir diversas oportunidades concretas de colaboração e de aprimoramento contínuo nos nossos processos de ensino e aprendizagem. Voltamos confiantes que estamos no caminho certo e motivados a seguir inovando cada vez mais. Muitas ideias novas, muita informação, muita inspiração, muitos desafios e muito trabalho pela frente”, finalizou Maurício Mâncio.