Profissões do futuro: qual escolher?

A pandemia fez com que empresas acelerassem algumas inovações

Crédito: Reprodução

No último dia de Conecta Digital a Psicóloga e Orientadora de Carreira Luciane Linden, conversou com os participantes do evento sobre o futuro no mercado de trabalho e tendências para o futuro. No dia a dia, Luciane conversa com alunos que estão entrando na Graduação e que não têm ideia de qual curso seguir e com alunos que estão pensando em mudar de área.

A Psicóloga explicou que vivemos hoje o chamado mundo vuca. “O mundo vuca é volátil, não têm coisas certas, é complexo e ambíguo”.

Segundo Luciane, a pandemia fez com que empresas acelerassem algumas inovações. “Vejam o home office, muitas empresas viam essa tendência como uma coisa distante. Empresas também tiveram que se adaptar aos novos tempos”, afirmou a Orientadora de Carreiras.

Linden também falou sobre a importância da Graduação. “Apesar de muitas profissões não exigirem um certificado, fazer uma graduação trará novas perspectivas”.

Também foi apresentado quais são as competências do profissional do futuro: resolver problemas complexos; auto-gestão; perfil inovador; adaptação; flexibilidade e um segundo idioma. “Não devemos escolher uma carreira só porque é tendência, todas as profissões são moldáveis e todas as habilidades podem ser desenvolvidas”.

Para finalizar a oficina, foi feito um teste de interesses com os participantes para que todos já tivessem uma ideia de qual curso seguir.