Competências docentes para o trabalho no ambiente virtual

Em encontro nesta quarta-feira, 9/9, corpo docente da Unisinos recebeu capacitação na área audiovisual

Crédito: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (9/9), mais de 40 professores participaram de encontro virtual que integra o projeto Quartas de Formação. A proposta é desenvolver competências docentes necessárias para o trabalho pedagógico no ambiente virtual durante e após a pandemia, em todos os níveis e modalidades de ensino. No evento, foram dadas dicas sobre produção de podcasts e vídeos, o que resultou em um ótimo bate-papo entre os participantes.

Crédito: Divulgação

Ministraram o encontro Eduardo Bortoli e Juarez de Andrade, ambos funcionários da área de Criação Digital da Unidade Acadêmica de Educação Online (UAEO). Bortoli, além de sugerir as formas mais adequadas de se produzir um podcast para os alunos, listou quais as vantagens de ter um conteúdo nesse formato. “Como o podcast não trabalha com nada visual, apenas sonoro, ele consegue mexer com a imaginação dos ouvintes. Enquanto a pessoa escuta, ela pode imaginar o que está sendo dito. Isso é uma coisa muito boa no formato”, apontou.

Para Andrade, não é preciso que o professor seja um produtor audiovisual experiente para transmitir aos alunos o seu conteúdo nesse formato. Tudo pode ser feito com a câmera do celular. “A aula em vídeo cria uma relação mais direta entre o professor e o aluno. E se o vídeo for feito com um formato mais informal, mais acessível para os alunos, fica melhor de absorver o conteúdo”, ensina Andrade, que ainda mostrou aos professores dicas de luz, postura e fundo na produção de vídeos.

A Quartas de Formação é uma iniciativa do programa de Formação Docente da Unisinos que teve início em 2/9 e segue até novembro, sempre às quartas-feiras. Com dois encontros a cada dia, serão 24 encontros no total. A proposta é auxiliar os professores a planejarem e executarem suas aulas no ambiente virtual da melhor forma possível, engajando os alunos.

A coordenadora do Formação Docente Unisinos, Viviane Inês Weschenfelder, explica que o objetivo do programa, além da capacitação dos professores, também é de ser um momento de interação e troca de experiência. “É um vínculo que construímos, já que não estamos nos encontrando por conta da pandemia. Acaba se tornando um momento bem especial. A ideia é que as Quartas de Formação sejam um dia da semana que os professores aguardem para se encontrarem e interagirem”, comenta Viviane.