Novos tempos, novas formas de aprendizagem: inscrições abertas para o Vestibular

Unisinos conta com modelo de aula simultânea em algumas atividades

Crédito: Dani Villar

A Unisinos está com inscrições abertas para o processo seletivo de graduação em unisinos.br/graduacao. São mais de 70 opções de cursos, divididos em três modalidades: Presencial, EAD e Híbrido. Para estudar nos campi São Leopoldo e Porto Alegre, além dos mais de 30 polos de Educação a Distância. Os futuros alunos do presencial contarão com uma novidade, um modelo de ensino inovador com aulas simultâneas. Essa inovação já está sendo vivenciada pelos estudantes da Unisinos neste semestre.

Vivemos novos tempos que demandam novas formas de aprendizagem. Sendo assim, a Unisinos retomou algumas atividades oferecendo aos seus alunos a opção de aula simultânea. A ideia é oportunizar aos estudantes alternativas que agreguem ainda mais no aprendizado. A Universidade sabe que o momento requer lucidez e cautela nas ações devido ao contexto ainda adverso de enfrentamento da pandemia. Por isso, a retomada inclui um conjunto de turmas que iniciou, gradativamente, as aulas presenciais nos campi. Essa é uma novidade que impacta diretamente os futuros alunos que irão prestar Vestibular.

Como funcionarão essas aulas no campus?

A Unisinos está preparada para receber seus estudantes. Uma série de iniciativas foi desenvolvida. Os professores foram capacitados para a condução das aulas no novo modelo e todos os protocolos de segurança no enfrentamento da pandemia são seguidos nas salas de aula como, por exemplo, o distanciamento entre participantes, portas e janelas abertas e uso de máscara obrigatório. Para cumprir os protocolos necessários, a quantidade de alunos por sala é limitada.

O gerente Acadêmico de Graduação, professor Tiago Lopes conta que as salas foram equipadas com recursos tecnológicos para permitir a transmissão das aulas e a interação síncrona entre os participantes que acompanham os encontros presencialmente ou na forma remota. Com isso, a turma pode interagir, estejam os alunos no campus ou em suas casas – aula simultânea. “As atividades presenciais estão ocorrendo em quase todos os cursos de graduação de ambos os campi institucionais. As datas dos encontros foram divididas entre semanas pares e ímpares, assim, cada turma tem aulas presenciais a cada quinze dias”, explica.

Crédito: Dani Villar

Quais benefícios essa retomada traz?

Ciente de que o momento vivido oportuniza novas formas de aprendizagem, a Unisinos oferece um modelo com aula simultânea. Tiago conta que a retomada gradual dos encontros presenciais visa atender, ao mesmo tempo, à demanda de uma parte dos alunos que necessita utilizar recursos do campus para acompanhar as aulas, além de garantir a segurança e a comodidade daqueles que optarem por permanecer na modalidade remota, seja por questões de segurança ou por outros motivos. “Por exemplo, muitos estudantes retornaram às suas cidades de origem ou estão encontrando dificuldades de deslocamento durante a pandemia”, completa. Além de frequentar a sala de aula, é possível utilizar toda a infraestrutura dos campi da Unisinos.

Para os estudantes inseridos nesse conjunto de atividades presenciais, o retorno ao campus é facultativo. Se preferir, o aluno poderá optar em permanecer no ambiente remoto. A intenção é oferecer alternativas que caminhem alinhadas com a segurança que o cenário exige. A Unisinos está oferecendo um modelo inovador alinhado e pensado para o presente e, também, para os desafios do amanhã. “Ao implementarmos esse modelo que concilia atividades para participantes presenciais e a distância, estamos dando um passo importante para o aprimoramento de um novo conceito de “sala de aula”, que oferece novas possibilidades de aprendizagem e que certamente continuará para além deste período”, afirma Tiago.

Crédito: Dani Villar

Confira alguns serviços presenciais nos campi:

  • Atividades de laboratório podem ocorrer, sob demanda, com base no planejamento proposto pelas coordenações de cursos;
  • Salas públicas de informática podem ser utilizadas, sob demanda, por professores e alunos, através de agendamento por e-mail;
  • Ambientes de convivência foram planejados considerando os protocolos de distanciamento;
  • Praças de Alimentação de uso comum e colaborativo, organizadas com mesas, cadeiras e micro-ondas são novidades. Esses ambientes foram organizados de modo a possibilitar que alunos realizem lanches e refeições;
  • Algumas conveniências reabrem. Para conferir, acesse aqui e clique em Atualização conveniências.

Os serviços e espaços que a Unisinos está disponibilizando para a retomada gradual das atividades presenciais estão organizados de modo a respeitar os protocolos de distanciamento. É necessária, assim, a colaboração de todos neste uso, de forma a manter a segurança e os cuidados com a saúde da comunidade universitária.

Crédito: Dani Villar

A Universidade segue orientações do novo modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado no enfrentamento da pandemia, chamado de 3As, um sistema de emissão de avisos, alertas e ações para os municípios. Essa mudança no modelo, refletiu diretamente no Ensino Superior. Diante disso, a Universidade mantém, assim, a sua estratégia prevista no Plano de Contingência (PC COVID-19 Unisinos). Neste sentido, a Unisinos segue o Regime de Contingência Moderado I, com uma retomada gradual de atividades presenciais nos campi de São Leopoldo e Porto Alegre.

“A Unisinos formou um comitê no enfrentamento à pandemia Covid-19, do qual fazem parte profissionais da área da saúde e diversas outras especialidades. O Comitê foi responsável pela definição dos protocolos de segurança implementados nos campi, que atendem a todos os requisitos estabelecidos pela OMS e demais órgãos da área da saúde das diferentes esferas do poder público”, afirma o diretor adjunto da Unidade Acadêmica de Graduação, Guilherme Trez.

Acompanhe as atualizações e informações sobre os protocolos do Plano de Contingência da Universidade aqui.

Saiba mais sobre o Vestibular

A prova do Vestibular será online. As inscrições para os cursos Presenciais, Híbridos e EAD são gratuitas. Também estão abertas as inscrições para transferências e segunda graduação. Todas as informações em unisinos.br/graduacao.

Após a conclusão da inscrição, o vestibulando já pode realizar a prova de redação no mesmo ambiente em que se inscreveu. Quem prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre 2010 e 2020 pode optar por utilizar a nota obtida na redação como forma de ingresso na Universidade. Nesse caso, o candidato está dispensado de realizar a prova do Vestibular.

Crédito: Dani Villar

Se você procura uma instituição que responda às mudanças do mundo com responsabilidade e uma educação superior de excelência com mais de 50 anos de tradição, estude na Unisinos.

Continue se cuidando e cuidando da saúde daqueles que o cercam.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar