Normas ABNT para trabalhos acadêmicos são atualizadas

Na Unisinos, novas regras começam a valer a partir desde ano

Crédito: Getty Images

No final de 2018, houve uma atualização das Normas ABNT NBR 6023, que tratam sobre as referências em produções acadêmicas. A nova norma, trouxe mudanças significativas sobre as regras de descrição, que foram ajustadas, pela Biblioteca Unisinos, em todos os modelos e manuais oferecidos aos alunos.

Por serem produzidas por um comitê voluntário, as normas de documentação não possuem um prazo estabelecido de aplicação, ficando a critério de cada instituição o melhor prazo para adotá-las. No entanto, a ABNT recomenda a aplicação imediata após a publicação. Na Unisinos, a vigência da NBR 6023, para não causar transtornos aos alunos que já estão com a produção de textos em andamento, será feita de maneira gradativa e individualizada, dependendo de cada nível acadêmico. A partir de 2020, a norma será obrigatória para todos os níveis. Confira os prazos para cada nível:

Graduação

Exigência da nova norma para ingressantes em 2019/2. Em 2019/1, facultativo o uso para trabalhos de sala de aula e conclusão.

Lato Senso

Exigência da nova norma para ingressantes em 2019/1. Facultativo para ingressantes de 2018/2.

Mestrado

Exigência da nova norma para os ingressantes em 2019/1. Norma antiga aceita para qualificados ou que irão qualificar até 2019/1.

Doutorado

Exigência da nova norma para os ingressantes a partir de 2019/1. Facultativo para ingressantes a partir de 2018/1. Norma antiga válida para qualificados ou que irão qualificar até 2019/1.