Moda & Colaboração

Unisinos promove atividades gratuitas na Semana Fashion Revolution no Campus Porto Alegre

Crédito: Divulgação

Entre os dias 24 e 27 de abril, acontece a Semana Fashion Revolution. O evento vai mobilizar Porto Alegre e a Unisinos também veste essa ideia. A ação é mundial e busca ajudar a transformar a forma como a moda é pensada e produzida. Com o tema: Cinco anos após Rana Plaza, o eveno tem como propósito promover uma moda mais sustentável, com trabalho justo e sem prejudicar o ambiente, para todas as pessoas. As atividades realizadas pela Unisinos acontecem no Campus Porto Alegre.

“É extremamente importante discutirmos os temas abordados pelo Fashion Revolution na universidade. O evento é um movimento global que tem estimulado a ética, a sustentabilidade e a transparência na indústria da moda. Nossos alunos precisam entender que tudo isso deve estar intrínseco aos negócios e ao processo de design. A colaboração também é fundamental para o desenvolvimento de ecossistemas sustentáveis nesse setor”, explica a professora do curso de Moda, Cariane Camargo.

Nesta quinta edição, a Unisinos vai falar sobre Moda e Colaboração. No dia 26 de abril, acontece a Mostra Ecossistema Criativo da Moda Sustentável, das 15h às 17h, no 8º andar da Torre Educacional. A atividade reúne diferentes atores da moda sustentável de Porto Alegre. A ideia é apresentar ao público as diferentes iniciativas que estão emergindo e se consolidando na capital gaúcha. “Do ponto de vista conceitual, também queremos mostrar a importância da colaboração entre esses diferentes atores”, diz Cariane.

No mesmo dia será realizado um Talk com diferentes representantes do Sistema da Moda sobre Colaboração. O evento será das 17h às 19h no 8º andar da Torre Educacional. O Talk conta com os seguintes convidados: Di Selen, Sesc: Envolva-se, Herself, Coletivo 828.

“No talk, os convidados falarão sobre a importância e os desafios da colaboração em seus negócios. Além disso, pretendemos estimular a participação do público através de questionamentos e opiniões ao longo da conversa”, explica a professora.

Para participar do Talk é só fazer a inscrição aqui.

Fashion Revolution

O marco do Fashion Revolution ocorreu no dia 24 de abril de 2013, com uma tragédia causada pelo desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que abrigava diversas confecções. Mais de mil trabalhadores morreram e mais de 2500 ficaram gravemente feridos. O desastre fez com que a população mundial olhasse com mais atenção à cadeia de produção da moda e às pessoas por trás das roupas que vestimos. Foi nesse contexto que o Fashion Revolution nasceu, questionando e discutindo os impactos da indústria na vida das pessoas e lutando por uma transformação no mercado da moda.

E tem mais:

Ainda dentro da semana em que acontecem as atividades do Fashion Revolution, será realizada a Exposição Muda Moda, de 23 até 30 de abril no Campus Porto Alegre. Um editorial de fotos e fashion film produzidos por alunas do curso de Moda da Unisinos em parceria com Angelo Bonini e Pedro Braga (Eyxo). As roupas usadas no editorial são de marcas sustentáveis da capital gaúcha.