Interpretação de texto na Matemática do Enem

Professor Gustavo Reis acredita que uma leitura cuidadosa pode ganhar muito tempo

Crédito: Reprodução

O Enem é uma realidade para todos os estudantes que estão terminando o Ensino Médio e querem ingressar na Universidade e, a matemática é uma das maiores dificuldades no exame. Pensando nisso, o professor Gustavo Reis trouxe várias dicas para quem vai fazer o teste.

Gustavo explicou que as dicas não valem apenas para matemática. “A primeira dica eu chamo de PLC. Nada mais é do que a primeira leitura cuidadosa. Muita gente perde tempo lendo a questão mais do que uma vez”, explica o professor.

A segunda dica é identificar todos os dados quantitativos. “Marque todos os números que serão importantes na hora de resolver a questão. Vocês ganharão muito tempo”.

A terceira dica é identificar os dados qualitativos. “Sublinhe ou destaque de alguma forma, lembre-se que você só terá uma caneta preta para todas as informações importantes”.

A última dica foi identificar o que Gustavo chama de CQS. “CQS nada mais é do que a coisa que eu quero saber”.

Para finalizar, o professor Gustavo Reis trouxe exemplos de questões, aplicou as dicas que trouxe e resolveu junto com os alunos. “As pessoas reclamam que não têm tempo para fazer as questões de matemática. Isso acontece porque precisam ler várias vezes o enunciado”.

Para ter mais dicas, acesse o canal do professor Gustavo, Estude Matemática.