Infraestrutura da rede wireless é ampliada no campus São Leopoldo

Primeiros resultados do Escuta Unisinos já podem ser conferidos

Crédito: Rodrigo W. Blum

Durante o mês de julho, a universidade começou a entregar um dos principais pedidos da comunidade acadêmica, a rede Wi-Fi. As melhorias foram implantadas primeiro nas salas de aula da Escola de Humanidades e, em seguida, na Escola Politécnica. O critério para a escolha do início das obras foi a participação dos estudantes no canal Escuta Unisinos. Como o grupo das  Humanidades foi o mais mobilizado, foram os primeiros a receber o novo sistema.

Durante as férias, a implantação foi finalizada. Nesta segunda-feira, volta às aulas, quem circula pelo campus de São Leopoldo vai perceber que 100% dos espaços onde ocorrem atividades acadêmicas estão cobertos pela rede Wi-Fi, assim como as áreas de grande circulação de alunos. Foram adotadas tecnologias modernas, para permitir uma velocidade maior de comunicação e segurança na transmissão de dados para toda a comunidade acadêmica. O modelo empregado pela universidade, chamado de captive portal, é o mais utilizado no mercado para autenticação de usuários, uma vez que não exige configurações especiais nos dispositivos que desejam acessar a rede.

Outra novidade é que a rede, que antes era restrita apenas aos alunos, por meio de senha está aberta aos visitantes da universidade.

Saiba como utilizar o serviço:

Como conectar

1 – Escolha a rede de nome Unisinos.

2 – Abra o navegador e acesse o site www.unisinos.br. Uma tela de autenticação aparecerá para ser preenchida com os dados de cadastro do Minha Unisinos.

3 – Depois de feita a autenticação, você já pode utilizar a internet.

Importante: Estar conectado na rede é diferente de estar autenticado. O ícone da rede Wi-Fi pode indicar que você está conectado, mas não será possível utilizar a internet se não estiver autenticado na página de acesso.

Caso você tente conectar-se a uma das redes, e não apareça o portal de autenticação, aconselhamos “esquecer” a rede nas configurações do dispositivo, aguardar cerca de 1 minuto e, então, tentar conectar novamente à rede e autenticar-se.

Tempos de autenticação

– Quando abrir a tela do navegador de internet para fazer a autenticação, essa será válida por 15 minutos. Se não for preenchida nesse tempo, deve-se atualizá-la e recomeçar o processo.

– Se o usuário mantiver o equipamento ativado, mas ocioso, a sessão dura por até uma hora. Depois disso, deve autenticar-se novamente (abrir página de autenticação no navegador e preencher usuário e senha).

– Com o equipamento em uso, a sessão dura por até cinco horas. Depois disso, deve autenticar-se novamente (abrir página de autenticação no navegador e preencher usuário e senha).

Lembrete: Para usar os aplicativos em smartphones, é preciso primeiro fazer a autenticação na rede Wi-Fi através do navegador de internet.

Acesso à rede por visitantes

No campus São Leopoldo, uma novidade: pessoas que ainda não têm vínculo com a Unisinos (visitantes) terão possibilidade de acessar a rede com usuário temporário.

Para acessar, devem escolher a rede Unisinos – Visitantes e fazer o mesmo processo, porém, os dados de acesso serão gerados após cadastro, com senha enviada para o número de celular informado.

A senha tem validade pré-determinada de sete dias, podendo ser renovada após o período.

Confira os números do projeto:

• 3 milhões e 200 mil reais;
  • 35 quilômetros de cabo;
  • 500 antenas;
  • 450 MB de velocidade por antena;
  • 12 técnicos envolvidos;
  • 423 salas de aula cobertas.