Ferramentas para organização de seus estudos

IMPULSO

É comum muitos de nós termos algum tipo de dificuldade na concentração, seja para estudar ou organizar o tempo e rotinas de estudo. A boa notícia é que existem diversas técnicas e recursos tecnológicos que promovem uma melhora no desempenho da aprendizagem.

Conhecer tais recursos permite encontrar saídas para maneiras de estudar mais gratificantes e com mais fluidez: são possibilidades de desenvolver um caminho no qual os objetivos ficam mais próximos, facilitando o nosso entendimento, aumentando a motivação em estudar e, consequentemente, trazendo mais resultados positivos.

Crédito: Divulgação

Confira agora algumas técnicas comportamentais, bem como ferramentas tecnológicas, que podem ser grandes companheiras nas horas em que nos dedicamos ao momento de estudo:

Atitudes para começar a estudar

    • Organize sua área de estudo - É fato! Quanto mais organizado for o ambiente, mais organizados serão também os seus processos cognitivos. Essa organização ajuda a manter o foco no que realmente importa, otimiza seu tempo e promove melhoras no seu rendimento.
    • Sem distrações - Fique longe de redes sociais, aplicativos de mensagens, etc. Foque em aprender. Já deixe tudo organizado para não se distrair e perder tempo enquanto busca por materiais, livros ou referências. Tenha tudo à mão.
    • Transforme em um hábito - Se nosso corpo se acostuma com uma rotina, perceberá isso como uma necessidade. Mas não deixe de lado as horas de lazer e descanso, pois elas são muito importantes também.
    • Registre tudo - Sempre estaremos concentrados enquanto escrevemos um texto ou nota sobre uma matéria de estudo. E mais do que isso, além de escutar ou ler uma mensagem, quando escrevemos aquilo que estamos aprendendo, reorganizamos as informações, o que faz com que elas cheguem até nós novamente. Assim, podemos compreendê-las uma primeira vez ouvindo ou lendo e, num segundo momento, nosso cérebro faz um novo processamento daquilo que aprendeu para escrevê-las.
    • Metas de curto prazo - Não tente aprender tudo numa vez só, é melhor dar pequenos e firmes passos. A compreensão de um conteúdo de maneira gradativa se dá de forma mais fácil do que querer assimilar tudo ao mesmo tempo.

O suporte tecnológico

Sem perder o foco no conteúdo, há algumas ferramentas preciosas para auxiliar no seu estudo. Esses apps, que são gratuitos, possibilitam criar listas, anotações e planos, facilitando as rotinas em meio aos livros. Vamos conhecê-los?

Aprovado

Google Play

Essa ferramenta ajudará a fazer um cronograma de estudos e dispõe de recursos como a seleção de matérias a serem revisadas e cronômetro de tempo. O aplicativo registra os horários e pode fornecer o histórico de tempo dedicado a cada matéria. É uma ótima maneira de mensurar quanto tempo cada assunto precisa. Há versões grátis e pagas do app.

Photomath

Apple Store

Google Play

Essa opção é para o pessoal que pretende seguir uma carreira na área de cálculos, estatísticas, administração ou tecnologia da informação. Fazer cálculos pode dar bastante trabalho. Mas o Photomath faz o serviço e mostra a solução. Pode ser uma equação digitada diretamente no teclado, ou mesmo fotografando a conta escrita em um livro ou tela de computador. Legal, né?

Appblock

Google Play

Feito para manter o foco, o Appblock bloqueia os aplicativos que nos distraem, como as plataformas sociais que você mais utiliza para lazer. A ferramenta dá ao usuário a possibilidade de criar "perfis de bloqueio", com diferentes critérios. Também permite esse bloqueio em períodos e horários pré-determinados.

Que tal então anotar essas dicas e ver quais fazem mais sentido para o seu momento de vida? Dedique-se, use as informações e a tecnologia a seu favor. Com certeza, você perceberá um ótimo progresso no seu desempenho. Bons estudos!